8bbae78e-09ee-4171-b038-389ec13794b2.jpg
fe9bfcdf-4f14-4c37-b95e-d2ef8218d145.jpg

Cooperativa Escolar Giuliani realiza Assembleia Geral Ordinária e elege nova diretoria para 2025/2026

Cooperativa Escolar Giuliani realiza Assembleia Geral Ordinária e elege nova diretoria para 2025/2026

Na quinta-feira, 13 de novembro, a Escola Francisco Giuliani sediou a Assembleia Geral Ordinária da Cooperativa Escolar Coopergiuliani. O evento marcou a eleição da nova diretoria para o biênio 2025/2026, reunindo alunos associados do 6º ao 9º ano, professores, gestores e autoridades locais.

A diretora Daniela Castro explicou que a cooperativa promove a vivência de processos reais de gestão e participação democrática, preparando os alunos para desafios da vida adulta. “A Coopergiuliani realiza uma assembleia como qualquer outra cooperativa. Os associados escolhem seus representantes e assumem cargos para aprenderem na prática como funciona esse sistema”, disse.

A assembleia contou com a presença do Vice-prefeito de Restinga Sêca, Tarcizo Bolzan; da presidente do Conselho Municipal de Educação e coordenadora local do Programa A União Faz a Vida, Janaina Rigon; do gerente da agência Sicredi de Restinga Sêca, Alexandre Fischer; do presidente do Conselho de Administração da Sicredi Região Centro, Pedro Ubiracy; do vice-presidente da Sicredi Região Centro, Renato Marin; da cooperativa escolar da Escola Leonor Pires de Macedo, Cooper Leonor; analista de Cooperativismo e Sustentabilidade Lucas Guterres Corrêa; e do assessor pedagógico do Programa A União Faz a Vida, Thelmo Borchhardt.

O momento reforçou o papel transformador da cooperação e da educação para a cidadania ativa, destacando o protagonismo juvenil em iniciativas que fortalecem valores como responsabilidade, respeito e solidariedade.

Desde 2017, a Coopergiuliani promove o desenvolvimento de habilidades como liderança, organização, trabalho em equipe e educação financeira. “É uma oportunidade única, fora do espaço tradicional da sala de aula, onde os alunos aprendem sobre livro caixa, organização de reuniões, planejamento e execução de projetos como a produção de suculentas e brigadeiros”, destacou a professora orientadora Marisa Marzarri, que acompanha a cooperativa desde 2018.

A então presidente Emilly Tessele se despediu emocionada: “Aprendi muito com essa experiência. O cooperativismo me tornou uma pessoa melhor, mais segura e comunicativa. Vou sentir falta de tudo isso e sou grata a todos que me apoiaram.”

A nova presidente Nathalia, eleita para o mandato 2025/2026, disse estar animada com o desafio: “Quero aprender ainda mais e ajudar quem está começando. A cooperativa ensina como nos comportar em diferentes situações, inclusive fora da escola.”

Comentários