

Policia Civil executa a operação Magnitude.
Nesta sexta-feira (17), a Polícia Civil deflagrou a “Operação Magnitude”, em repressão aos crimes de homicídio, roubo, tráfico de drogas, associação para o tráfico e extorsão, culminando em 23 prisões, sendo quatro em flagrante e as demais preventivas.
A operação ocorreu em diversas cidades gaúchas, com as prisões sendo realizadas em São Pedro do Sul, Santa Maria, Agudo, Caçapava do Sul e Mata, além de 60 mandados de busca e apreensão nas referidas cidades e em estabelecimentos prisionais.
Durante as buscas, houve apreensão de mais de 1,1 kg de maconha e 3 comprimidos de droga sintética em Santa Maria, e de 50 gramas de cocaína e 11 gramas de maconha em Caçapava do Sul.
A investigação da Delegacia de Polícia de São Pedro do Sul iniciou após um homicídio ocorrido no fim da noite de 15/03, na Rua Tiradentes, Bairro Riveira. Na ocasião, um homem de 34 anos, que cumpria pena em regime aberto por tráfico de drogas, foi retirado de casa, no Bairro Progresso, por quatro homens vestidos com roupas da Polícia Civil. A vítima foi levada até o Bairro Riveira e executada com 17 disparos de arma de fogo.
Ao longo da investigação, apurou-se que o homicídio foi praticado por membros de uma facção criminosa com origem em Porto Alegre, que pretendiam cooptar o gerente do tráfico de drogas de São Pedro do Sul, ligado a uma facção do Vale dos Sinos. Em razão da negativa, a vítima, que era um dos subordinados ao gerente, foi morta. Os criminosos também pretendiam praticar outro homicídio, mas entraram na casa errada e, não encontrando o alvo, subtraíram a carteira do proprietário da residência.
Com o aprofundamento da investigação, foi possível identificar diversos membros dos dois grupos criminosos voltados ao tráfico de drogas.
Um dos grupos atuava no Beco da Tela, no Bairro João Goulart, em Santa Maria e em São Pedro do Sul. Alguns dos envolvidos foram alvos da operação Quarta Colônia Livre, realizada em agosto de 2025 pela Delegacia de Polícia Regional de Santa Maria. O outro grupo tinha atuação em Santa Maria, São Pedro do Sul e Caçapava do Sul.
A investigação contou com o apoio da 3ª Delegacia de Polícia Regional do Interior, da DPHPP e DRACO de Santa Maria e DP de Agudo.
Para a operação, foram mobilizados 200 policiais civis das regiões policiais de Santa Maria, Porto Alegre, Bagé, Ijuí, Cachoeira do Sul, Cruz Alta, Santana do Livramento, Santa Cruz do Sul, Santiago e Santo Ângelo, além do efetivo da Brigada Militar de São Pedro do Sul.
As ações foram coordenadas pelo Delegado Regional de Santa Maria, Sandro Luís Meinerz e pelo Delegado Giovani Lovato, titular da DP/São Pedro do Sul.
Comentários