
Agora é Oficial Restinga Sêca está no SISBI
Agroindústrias parametrizadas poderão comercializar produtos de origem animal em todo o território nacional
Na última semana, uma comitiva do Município de Restinga Sêca esteve em Rio dos Cedros, Estado de Santa Catarina, para participação em evento que integra o projeto ConSIM 3, promoção do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA).
O Consórcio Intermunicipal da Região Centro, o CIRC, recebeu a equivalência ao SISBI-POA. Este reconhecimento permitirá a agroindústrias já formalizadas, localizadas nos 33 Municípios que integram o CIRC, o comércio de produtos de origem animal em toda a região, bem como aquelas que atingirem os requisitos mínimos poderão vender produtos para todo o Brasil.
Conforme o Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Pedro Monego, anteriormente as agroindústrias necessitavam aderir ao SUSAF, que em determinado momento se tornou inviável a adequação dos municípios.
O projeto começou em 2023, com os primeiros estudos, tendo o apoio do MAPA. O Médico Veterinário Rafael Kohls revelou que foi montada uma Câmara Técnica para realizar a harmonização das legislações e o envio de projetos de lei às Câmaras Legislativas para a adequação ao SISBI.
A primeira empresa de Restinga Sêca a formalizar a adesão foi a agroindústria Doce Mel, que participou do evento representada pelo Sr. Luciano Puppe. A Doce Mel está localizada na Estrada Carlos Holzschuch, comunidade de Vila Rosa. Puppe celebrou a possibilidade de crescimento da empresa, com a possibilidade de comercialização em todo o país, agradecendo também o apoio dado pelo poder executivo, por meio da Vigilância em Saúde e ao Serviço de Inspeção Municipal, que estão apoiando as agroindústrias que têm o desejo de expansão.
Estiveram presentes na cerimônia, representando o Município, o Prefeito Norton Soares, o secretário da SAPEMA Pedro Monego, o Veterinário Rafael Kohls e a Veterinária Maria Aparecida Bueno de Oliveira, além do Sr. Luciano Puppe
Comentários