
Projeto com lançamento em Santiago fomenta exportação de mel e derivados apícolas gaúchos A iniciativa é realizada por meio do Programa Juntos Para Competir e prevê mobilizar 100 produtores gaúchos
No dia 24 de março, às 19h30, o Sindicato Rural de Santiago sediará o lançamento do Projeto de Exportação de Apicultura Gaúcha. A iniciativa, parte do programa estadual Juntos Para Competir, visa a exportação de mel envasado e derivados, abrangendo duas regiões do Rio Grande do Sul, com gestão pela Regional Centro do Sebrae RS. Na região de Santiago, o apiário Padre Assis será o foco principal, trabalhando com a cadeia de fornecedores para atender às necessidades de desenvolvimento identificadas em um diagnóstico realizado em fevereiro. O projeto tem como objetivo elevar a competitividade dos produtores rurais e pequenos negócios do setor da apicultura, preparando-os para a comercialização em mercados internacionais. O Projeto contará com a participação de aproximadamente 100 propriedades do estado.
Durante o evento, os apicultores conhecerão o trabalho desenvolvido e poderão aderir ao projeto. O apiário Padre Assis, âncora do projeto, e os apicultores que fornecem mel para ele, trabalharão em conjunto para realizar os ajustes necessários na indústria e alcançar o mercado externo. Além de Santiago, o projeto também inclui a Zunn Alimentos em São Gabriel, com uma agenda similar prevista para abril.
A Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Lidiane de Lima Soldatti Schneider, explica que a comercialização no mercado internacional amplia as possibilidades de venda e eleva o padrão de qualidade dos produtos, exigindo certificações e práticas de gestão mais rigorosas: “através do acesso a novos mercados, os produtores podem diversificar suas fontes de receita e valorizar cada vez mais o produto local, fortalecendo a cadeia produtiva local, promovendo o desenvolvimento sustentável e a competitividade do setor apícola gaúcho".
O Programa Juntos Para Competir é composto pela Farsul, Senar-RS e Sebrae RS. Interessados em saber mais podem entrar em contato com a responsável pelo projeto por meio do contato: 55 9964-5730.
Comentários