











Município decreta situação de emergência
Considerando os graves prejuízos causados pela estiagem que assola o município desde o dia 1º de dezembro de 2024 e após realizar levantamento junto às associações, cooperativas e produtores rurais, Restinga Sêca se somou a outros municípios gaúchos que decretaram emergência pela atual situação.
Na tarde de hoje, 5, o Prefeito Norton Soares realizou a assinatura do Decreto nº 16/2025, no qual estão dispostos, dentre outros fatores, o volume de chuva de apenas 208mm nos últimos três meses, comprometendo a atividade agrícola e a pecuária leiteira e de corte.
No período da tarde, com apoio da Emater, nossa equipe visitou as áreas no quadrante sudoeste, que corresponde às localidades de Colônia Borges, Colônia Diniz, Pedregulho, Coxilha do Osório, entre outras, onde foi possível acompanhar o retrato da situação atual causada pela falta de volumes consideráveis de chuva e a mudança brusca na paisagem. Mesmo em áreas de maior umidade e da várzea do Rio Vacacaí, algumas plantações sofrem com as consequências, com recesso no crescimento ou mesmo se encontram completamente secas.
O Município reforça seu compromisso com os produtores, ratificando a disponibilização das Secretarias de Obras e Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente a fim de dar suporte, com a disponibilização de caminhões pipa para abastecimento e eventuais demandas necessárias para mitigação dos efeitos da estiagem.
Comentários