WhatsApp Image 2025-01-23 at 11.27.25.jpeg

Projeto pioneiro de Encadeamento Tecnológico digitaliza a gestão de 500 propriedades rurais no RS

500 produtores rurais de 26 cooperativas do Rio Grande do Sul participam de consultorias para qualificar a gestão das propriedades rurais

Uma parceria entre o Sebrae RS, SmartCoop, SESCOOP RS e Fecoagro RS, realiza a primeira fase do primeiro projeto de Encadeamento Tecnológico com a adesão de 500 produtores rurais de 26 cooperativas do Rio Grande do Sul. A cerimônia de assinatura e formalização da parceria ocorre no dia 27 de janeiro durante a assembleia geral ordinária das cooperativas, às 11h30 na CCGL em Cruz Alta. O objetivo é digitalizar completamente a gestão dos negócios rurais, utilizando ferramentas tecnológicas que enfatizam a análise de indicadores produtivos e financeiros, visando melhorar os resultados alcançados pelos produtores.   
A fase inicial conta com consultorias para implementar e avançar na gestão digital através da utilização da plataforma SmartCoop com o acompanhamento individual e personalizado de um profissional Sebrae que guiará a propriedade no processo de digitalização, instrumentalizando e capacitando o produtor para as tomadas de decisões na gestão da propriedade rural. O projeto, viabilizado financeiramente pelo Sebrae RS e Sescoop RS, oferece suporte direto a 26 grupos de produtores distribuídos pelo estado, promovendo a modernização e eficiência na gestão rural.   
O encadeamento tecnológico é uma estratégia que conecta diferentes agentes de um setor – como empresas, produtores, cooperativas e instituições – por meio do uso de tecnologias para otimizar processos, melhorar a produtividade e trazer inovações. A Analista de Articulação de Projetos do Sebrae RS, Lidiane de Lima Soldatti Schneider, explica que no contexto rural a estratégia busca implementar soluções digitais e ferramentas modernas para a gestão de negócios, promovendo a eficiência em toda a cadeia produtiva: “Isso inclui o uso de sistemas de monitoramento, análise de indicadores financeiros e produtivos, e plataformas que facilitam a comunicação e a tomada de decisões estratégicas”, complementa.   
A gestora explica que, uma propriedade rural com melhores resultados e com maior consciência na tomada de decisões traz um impacto direto na sucessão familiar e qualidade de vida dos produtores rurais. O objetivo é formar uma rede colaborativa que promova o compartilhamento de conhecimentos e tecnologias, impulsionando o desenvolvimento sustentável e competitivo.  

Sobre a Plataforma SmartCoop : 
Criada em 2019, a SmartCoop é uma plataforma digital que oferece dados estratégicos sobre clima, propriedades, safras e negociações de insumos, facilitando a tomada de decisões. A ferramenta conecta as 26 maiores cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul e conta com mais de 17 mil usuários ativos. Com mais de 812.811 hectares mapeados e 38.924 talhões registrados, a plataforma também disponibiliza recursos como programação de manejos, comunicação entre usuários e informações detalhadas por talhão, otimizando práticas agrícolas. Além disso, os produtores têm acesso ao conhecimento técnico gerado pela Rede Técnica Cooperativa (RTC), que disponibiliza dados atualizados e pesquisas especializadas. Com a assistente virtual Ana, da SmartCoop, os usuários podem acessar de forma prática essas informações e tomar decisões mais embasadas para a gestão de seus negócios.

Comentários