camara1.jpg
camara2.jpg
camara3.jpg

Câmara aprova a criação do COMUPA: Conselho Municipal da Adoção Animal

Em sessão descentralizada na localidade de Rincão dos Martimianos desta segunda-feira (24), a Câmara de Vereadores de Restinga Sêca aprovou três projetos para a criação de políticas de enfrentamento ao abandono de animais e controle de zoonoses. A sessão contou com a presença de membros da comunidade e simpatizantes da causa animal que carregavam consigo cartazes com palavras de ordem (fotos). Os projetos são de autoria do vereador Norton Soares (MDB).

"Esta é uma causa que tratamos especialmente como questão de saúde pública, tendo em vista os problemas gerados à comunidade devido à superpopulação e animais de rua", salienta Norton.

Os vereadores instituiram o Dia e a Semana Municipal da Adoção Animal. A ação busca o desenvolvimento de campanhas para posse responsável, vacinação, castração, incentivo à adoção e combate ao abandono. Outro projeto aprovado nesta sessão de segunda-feira foi a criação do Conselho Municipal de Política Animal (COMUPA), órgão consultivo e deliberativo para atuar na promoção e fiscalização de políticas públicas relacionadas ao combate aos maus tratos a animais.

O poder legislativo também aprovou a elaboração do Fundo Municipal de Política Animal (FUMUPA). O fundo servirá para viabilizar recursos para as atividades desenvolvidas pelo Conselho.

"Com a criação destes projetos Restinga Sêca deu um grande passo na causa animal. Através desses projetos iremos conseguir recursos para a castração e cuidados em geral", conta Daniel Mendes, integrante da Focinhos de Restinga.

Além da aprovação dos projetos relacionados à causa animal, a sessão descentralizada da Câmara de Vereadores abriu espaço para que membros da comunidade quilombola do Rincão Martimianos fizessem suas explanações e cobranças ao poder legislativo. O prefeito de Restinga Sêca, presente na sessão, Paulo Salerno (MDB) também ficou à disposição:

"Acredito que foram muito bem debatidas as questões de nossa comunidade que sofre bastante, principalmente quando há chuvas fortes. Os vereadores e o prefeito puderam ouvir as reinvidicações nossas para desenvolverem projetos no futuro que nos beneficiem", pontua João Oraci Rezende, vice-presidente da comunidade.

A próxima sessão da Câmara de Vereadores será no Plenário, na segunda-feira (25).

Comentários