FB_IMG_1718916620088.jpg
FB_IMG_1718916617663.jpg

Ministério da Agricultura e Pecuária realizou reunião junto ao gabinete do prefeito

Visando o diagnóstico dos danos causados ao setor agrícola dos municípios da região, advindos da catástrofe climática do RS, o Ministério da Agricultura e Pecuária realizou, nesta quinta-feira (20), uma reunião junto ao Gabinete do Prefeito, na qual estiveram presentes os membros do gabinete itinerante da pasta federal, apoio à Superintendência de Agricultura e Pecuária no Estado do Rio Grande do Sul (SFA/RS).

O Programa Emergencial de Reconstrução do Agronegócio no Estado do Rio Grande do Sul - PERSul/MAPA, junto do gabinete itinerante, tem por objetivo o auxílio no restabelecimento das atividades agropecuárias, com eixos de trabalho estabelecidos, dentre os quais estão o diagnóstico das situações das estradas vicinais; insumos e financiamento ao setor agropecuário; segurança rural; monitoramento e comercialização da safra.

Foram apresentados os dados levantados em conjunto entre a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente e Emater, representadas pelo Secretário Claudio Roberto Possebon e Luiz João Pettine, que escancararam a grave situação, advinda do terceiro episódio de desastres climáticos recentes. Parte das cultivares foram perdidas em razão do plantio tardio, também pelas chuvas do mês de setembro de 2023. Ademais, o número de animais perdidos também foi apresentado.

A Engenheira Florestal Alana Facco salientou a necessidade de orientação federal, quanto à tomada de medidas para solução permanente, de modo a sanar o problema de extravasamento de áreas ribeirinhas, como na sanga da Restinga que, com a chuva da última noite, ocasionou novo episódio de alagamento no Município, problema que também afeta gravemente os rios Jacuí e Vacacaí, em virtude do assoreamento causado no leito, na enchente de maio.

A comitiva também ouviu as reivindicações dos produtores, representados por André Lavall, que entendem que a recuperação só será possível com a renegociação ou abertura de novas linhas de crédito ao produtor agrícola, com juros subsidiados pelo Governo. Ao final da reunião, o gabinete se dirigiu à localidade de Vila Rosa, onde acompanhou in loco uma parcela do prejuízo causado, sobretudo às estradas rurais e à rizicultura.

Fonte: Prefeitura Municipal de Restinga Sêca 

Comentários