225661c1-a31d-44ed-9df9-b59cac3282ff.jpg

“RUDRA”, O Deus da tempestade

Em tempos de desastres naturais, é comum questionarmos onde estaria Deus neste momento de sofrimento, por vezes até atribuindo-lhe culpa. Nesse contexto, surge um texto bíblico intrigante: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus”.

Compreender as adversidades da vida e analisar essa mensagem, demanda uma busca laboriosa sobre a diferença de Deus e da natureza, utilizando ferramentas filosóficas e científicas. 

A palavra “Verbo”, significa ação. Porém, na interpretação hermenêutica, simboliza “reverberação” e segundo a ciência é um fenômeno de ondas mecânicas. 

No “Rigveda” da literatura hindu, anterior à Bíblia, é oferecido uma reflexão profunda sobre a natureza, personificada no deus “Rudra”, cujo nome significa “rugido”. É uma consciência associada à tempestade e à destruição renovadora. O sentido figurado e os personagens divinizados, eram empregados na mitologia para educar as pessoas daquela época. Hoje, a ciência encontra eco nessa mitologia com a teoria do "Big Bang", a reverberação que deu origem ao universo.

O que busco evidenciar é que, seja no conceito bíblico, mitológico ou científico, o foco recai sobre a "criação" em si e não sobre o "Criador". Por razões provocativas e transformadoras, o ser humano está constantemente em conflito com as forças do meio ambiente. Mas a "Justiça Divina" transcende as leis naturais e humanas, e a ordem matemática e impessoal, pois essa relação com os fenômenos físicos difere fundamentalmente da relação com Deus, onde o amor e a misericórdia estão presentes.

Tenhamos plena convicção de que a benevolência celestial nos sustenta diante dos desafios que provocamos, mesmo sem Sua culpa. E que, apesar da efemeridade da nossa existência física, o espírito é eterno. As dificuldades são, de fato, um "sopro" transformador que nos molda em direção à elevação espiritual, fazendo eclodir um novo ser dentro de nós mesmos. Recordando que a jornada terrena é apenas uma fração de nossa existência.

Mauro Falcão - Escritor brasileiro

•    OBJETIVO: contribuir com o seu veículo de comunicação através do envio de sugestões de artigos gratuitos. Escrevemos para jornais em diversos países e, caso algum de nossos artigos seja publicado, solicitamos gentilmente que compartilhem o link conosco. Os textos são traduzidos para diferentes idiomas e serão enviados semanalmente.

•    Acreditamos que investir na publicação desses artigos pode abrir portas para futuros patrocínios, caso sejam bem recebidos pelo público.  Por favor, caso não desejem mais receber nossas mensagens, pedimos que nos informem para respeitarmos a sua vontade.

Atenciosamente, Mauro Falcão - Escritor Brasileiro
Telefone/WhatsApp: 51.99548.3374 - E-mail: [email protected]

Comentários