FB_IMG_1715109036464.jpg

Presidente Brito acompanha reunião de Leite com bancadas para alinhar ações políticas no pós enchente

O presidente da Assembleia Legislativa do RS, deputado Adolfo Brito (PP), acompanhou a reunião virtual convocada nesta terça-feira (7) pelo governador Eduardo Leite com as bancadas federal gaúcha, estadual e senadores. Em pauta, o plano de recuperação do estado e o alinhamento de ações políticas conjuntas no pós-enchente.

O governador gaúcho anunciou que, atendendo à solicitação do Governo, o Ministério da Justiça autorizou o deslocamento de 100 homens da Força Nacional ao Estado a partir de amanhã, e outros 300 deverão vir ao RS nos próximos dias. Além disso, estados como Paraná e Minas Gerais, entre outros, já estão enviando bombeiros para o território gaúcho.

Conforme Brito, Leite também informou que policiais aposentados já estão sendo convocados para retornarem ao trabalho, especialmente em abrigos. Com isso, o efetivo da ativa fica liberado para o combate ostensivo aos casos de roubo, saques e outros crimes. 

O presidente do Legislativo ainda adiantou que o Governo está dando prioridade absoluta para o envio de recursos aos municípios gaúchos afetados pela catástrofe climática. Cerca de R$ 200 mil iniciais devem ser encaminhados de forma urgente a cada uma das cidades atingidas, via Defesa Civil, e valores individuais também deverão ser repassados à população para a compra de itens básicos e a organização de suas vidas, dentro do Programa Volta por Cima, do Executivo gaúcho. A intenção, adianta Brito, é que os repasses sejam céleres, sem burocracia. "Muitos municípios gaúchos foram devastados. Precisamos de coordenação e rapidez para que as vidas continuem a ser salvas e que os recursos para a reconstrução sejam enviados mais rapidamente possivel", disse o presidente.

Um dos pontos centrais da reunião foi o pedido para que a bancada exerça influência política junto às lideranças em Brasília, para que a União possa suspender o pagamento da dívida do Estado com o Governo Federal, e que a ideia da remissão dos débitos também possa entrar no debate. 

O presidente Brito reforçou que todos os colegas parlamentares estão integrados à Defesa Civil, em suas respectivas regiões, para ações que minimizem as dificuldades vivenciadas pela população gaúcha. Brito também destacou o papel cidadão da Casa do Povo, que conta com espaço para recebimento de donativos, como água e material de limpeza, a serem encaminhados aos desabrigados via Defesa Civil.

Comentários