Programa Ecocash reciclou quase seis toneladas de resíduos orgânicos em quatro meses
Lançado experimentalmente no mês de julho, o programa Ecocash atingiu, em dezembro, 5,8 toneladas de resíduos orgânicos destinados à compostagem. No mês de setembro o programa chegou em definitivo à população restinguense, que está entendendo a importância da destinação correta, reduzindo os impactos ao meio ambiente e também contribuindo com a economia circular, na Feira do Produtor de Restinga Sêca.
O prefeito Paulinho Salerno salienta a importância das políticas que buscam tornar o município cada vez mais sustentável.
“O município tem trabalhado nas políticas de preservação ao meio ambiente e também no gerenciamento dos resíduos sólidos. O Ecocash surge como mais uma política pública de educação ambiental, que permite à população entender e saber a importância da destinação e reaproveitamento dos resíduos, a partir dos programas de conscientização.”.
Este aprendizado por parte da população requer a orientação constante, para que o hábito da destinação seja mantido. O resíduo destinado beneficia o município de diversas formas: contribui para a preservação ambiental e redução de impacto nos gastos de destinação; fomenta a economia, a partir da troca do resíduo pela moeda verde, utilizada na Feira do Produtor, aos sábados, e também na forma da produção do adubo orgânico, que tem dois destinos: a horta dos pequenos produtores e o paisagismo da cidade.
O número atual é celebrado pela gestão municipal, que busca conscientizar ainda mais os restinguenses neste novo ano.
“Estamos muito felizes com o resultado atual, atingido nestes primeiros meses do programa, em especial pela adesão da população e seguiremos trabalhando fortemente para intensificar o programa em 2024”, conclui Salerno.
Como funciona?
Para adquirir o Ecocash, o cidadão pode se dirigir a um ponto de coleta, levando seus resíduos, na segunda e na sexta-feira:
Prefeitura: 8h-9h
Praça Domingos Mostardeiro: 9h15-10h
Prédio Dr. Miguel de Patta: 10h15-11h
Horto Municipal: 11h15-12h.
O material será pesado pela equipe e é cumulativo. A cada 5 quilos de resíduo entregues, será creditado um Ecocash no banco virtual, criado a partir do cadastro do cidadão. O valor poderá ser sacado posteriormente para utilização na Feira do Produtor, para aquisição de produtos diversos.
Comentários