WhatsApp Image 2023-11-08 at 11.12.18.jpeg
Secretário municipal de Assistência Social, Abel Oliveira, e funcionários do CRAS participaram da ação

Servidores municipais participam de mobilização por mais investimentos da União na assistência social

Funcionários municipais que atuam no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Restinga Sêca participaram, nesta quarta-feira (8), de uma mobilização convocada pela Associação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social. Com faixas e conversas entre as equipes, eles cobram mais investimentos do governo federal no custeio das políticas de assistência social. Especialmente, pela aprovação da PEC 383/2017, que víncula 1% da receita líquida do orçamento federal para o financiamento dos serviços, programas e projetos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“É um dia muito importante, um marco na organização do Sistema Único de Assistência Social no Estado. É uma luta pelo financiamento mínimo obrigatório, que prevê a vinculação de 1% do orçamento da união para o financiamento da assistência social. A gente cumpre muitas atribuições que, às vezes, não estão tipificadas como obrigação do município. Optamos, hoje, ao invés de sair para rua, fazer uma reunião com a nossa equipe, ver o que mais podemos fazer. Temos demandas inúmeras, principalmente as que vêm do poder judiciário. Essa nossa briga é para que o financiamento seja aumentado. Já estamos trabalhando com as nossas equipes a definição de fluxos para que possamos ampliar cada vez mais e atender o que a nossa comunidade precisa”, explica o secretário de Assistência Social de Restinga Sêca, Abel Oliveira dos Santos.

Conforme ele, em Restinga Sêca, as maiores demandas são na área da habitação. Ainda de acordo com o secretário, uma proposta foi encaminhada à Caixa Econômica Federal para crédito para o programa Minha Casa, Minha Vida, e está em análise.

Segundo uma pesquisa da Famurs, em 2021, 90% do financiamento das políticas de assistência social nos municípios gaúchos saíram dos cofres das prefeituras.

Comentários