photo-output_4 (1).jpeg
photo-output_4.jpeg
photo-output_5.jpeg

Realizada solenidade de formatura dos alunos do projeto Bombeiros Mirins

Neste sábado (4), foi realizada no Centro de Eventos de Restinga Sêca, a formatura de conclusão do projeto Bombeiros Mirins e entrega dos certificados aos 21 alunos que participaram. Os familiares dos formandos acompanharam a formatura, assim como autoridades militares e civis.

O comandante do 4º Pelotão de Bombeiro Militar de Restinga Sêca, tenente Evandro Maurício Leal, ressaltou a importância do projeto que aproxima ainda mais a comunidade.

“Na verdade, é uma grande honra pra nós, o Corpo de Bombeiros Militares, receber os pais, receber a comunidade aqui no quartel. É um projeto do Estado, do Corpo de Bombeiros Militares do Estado, que tem o foco em subsidiar. Então a gente utiliza este meio, que é a criança, para levar a informação para casa, para que ela possa levar também para o resto da vida o comportamento, o espírito preventivo para evitar incêndios, evitar acidentes, levar para casa informações a respeito do comportamento do Corpo de Bombeiro Milita. Eu ressalto que assumi aqui o corpo de comando há pouco mais de um mês, então os méritos do sucesso, dessa atividade aqui é muito mais da equipe que já estava. Eu apenas me coube a coroação, a conclusão do curso com êxito e fazer uma formatura condizente, uma formatura do tamanho do município, uma formatura que os pais mereciam, que os alunos também merecem para levar para a vida, para guardar uma foto e deixar guardada mesmo que tenha 25, 30 anos, lembrar com carinho do Corpo de Bombeiros, independente da profissão que vai exercer futuramente”, destaca Leal.

Um dos coordenadores do projeto foi o sargento Marciano Soares Forgiarini, que celebra a conclusão de mais um curso e já projeta o próximo.

“Assim como os outros anos, ele (o curso) visa atividades e ações sociais, os alunos aprenderam combate a incêndio, prevenção de incêndio, atendimento hospitalar, bom convívio familiar, atendimento de sinistros domésticos, cuidado com os avós, com os irmãos mais novos. O objetivo do projeto, como já foi dito, é formar cidadãos de bem. Em 2024, pretendemos fazer uma turma ainda maior para atender, inclusive, alunos do interior que estejam à disposição de participar”, afirma Forgiarini.

Um dos formandos do projeto, Gabriel Pomareser, 12 anos, conta o que mais gostou nas aulas.

“Não tenho palavras para descrever quão incrível foi. Acho que descer de rapel (a que mais gostou), porque eu tinha muito medo. Teve o salvamento em altura, tivemos sobre combate a incêndio. Essas daí são as que eu mais gostei”, relembra.

Essa é a terceira edição do projeto, que recebe crianças dos 10 aos 12 anos. As aulas se iniciaram em junho e foram concluídas em outubro. Durante os encontros, os bombeiros mirins estudam diversos assuntos. Fora abordados os símbolos nacionais, prevenção a acidentes domésticos, educação no trânsito, higiene pessoal e bucal, prevenção e combate ao uso de drogas, prevenção ao afogamento, noções de primeiros socorros, de salvamento em altura e de prevenção e combate à incêndio e preservação do meio ambientes.

Além disso, houve conversa com o promotor de Restinga Sêca, Cláudio Estivallet, e visita ao Colégio Politécnico e ao planetário na Universidade Federal Santa Maria. Os alunos também receberam uniformes.

Os coordenadores do projeto foram o sargento Marciano Soares Forgiarini e os soldados Max Luiz Brondani e Daniel Lima Lagemann.

Comentários