Equipamentos irão atender não só os 30 associados, mas também agricultores de outras localidades próximas
Prefeitura entrega equipamentos agrícolas à Associação de Pedregulho
Foi realizada na tarde de segunda-feira (30), na sede da Associação Comunitária de Pedregulho, no interior de Restinga Sêca, a solenidade de entrega de equipamentos agrícolas que poderão ser usados por produtores rurais associados ou não daquela localidade e também de outras próximas. Foram cedidos contratualmente pelo município, com supervisão da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente da prefeitura, um trator Massey Ferguson, uma niveladora, um arado hidráulico e um tanque de combustível com capacidade para 1.000 litros.
Conforme o prefeito Paulinho Salerno (MDB), são cerca de 80 equipamentos cedidos pela prefeitura à associações do município. Ainda de acordo com ele, uma emenda do Deputado Federal Heitor Schuch (PSB) vai possibilitar que mais equipamentos seja adquiridos e repassados.
“A gente tá muito feliz de poder estar entregando no dia de hoje, de poder estar aqui junto fazendo essa entrega e junto falando também sobre a emenda parlamentar do deputado Heitor Schuch, que vai nos possibilitar a aquisição de mais dez equipamentos aqui para esta associação, que serão entregues também logo em seguida, tão logo seja liberada esta emenda, que está já aprovada pelo ministério, deve ser empenhada aí nos próximos dias e paga no final deste ano ou início do ano que vem. Então, também é um recurso importante que vai vir para esta associação aqui. Vai ficar bem equipada, vai poder atender esta região aqui, desde o Pedregulho até a Colônia Borges. Não quer dizer que os produtores não associados não possam usar, eles têm todo um regramento para poder disponibilizar esses equipamentos para outras entidades, para outras pessoas também que não sejam associadas e a gente está muito feliz de poder estar aqui fazendo essa entrega, como já fizemos de outros tantos equipamentos no decorrer do nosso mandato”, destaca o prefeito.
O presidente da Associação Comunitária de Pedregulho, José Suene Lima, explica que ele será fiel depositário do trator por dois anos. O associado que necessitar usar o equipamento precisa pegar uma autorização com o tesoureiro da associação, pega o trator e depois paga pela quantidade de horas utilizada. O valor é de R$ 75 por hora. São cerca de 30 associados na comunidade, mas outras pessoas também poderão usufruir atendendo os pré-requisitos necessários.
“É com grande satisfação que a gente está recebendo da Prefeitura Municipal esses equipamentos, para a gente desenvolver o trabalho aqui na comunidade, nas comunidades, que não é só aqui, as comunidades vizinhas também. É um anseio que a gente tinha aí na comunidade, a gente lutava muito aí, há quatro anos já, buscando ter esses implementos para a gente disponibilizar para o associado, para fazer pequenos trabalhos. Nós temos 12 associados que não têm trator, então isso aí vem num momento muito bom, para ajudar a comunidade a desenvolver os seus trabalhos aí na agricultura”, agradece o presidente da associação.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente do município, Cláudio Possebon, destaca o quanto essas ações são importantes para ajudar os pequenos produtores.
“Tem pessoas que realmente querem produzir, às vezes plantar um pedacinho de mandioca, um pedacinho de milho ou mesmo uma melancia e às vezes a pessoa não tem aquele equipamento e não consegue comprar porque realmente o preço dos maquinários está tudo caro hoje em dia, a pessoa não tem condições e dentro de uma associação organizada a pessoa consegue, vai ali faz a sua lavoura, planta o seu produto ali e paga uma taxinha bem pequena. Então a gente se sente muito feliz de estar aqui esta noite entregando esses equipamentos”, afirma.
O contrato foi assinado pelo Prefeito Paulinho Salerno, pelo Presidente da associação, José Suene Lima; pelo Secretário de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente, Claudio Roberto Possebon e pelo Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, José Solon da Silva. Participaram ainda, pela Emater, Rodrigo Oliveira e Luis João Pettine, além dos membros da comunidade e Associação.
Comentários