WhatsApp Image 2023-10-27 at 06.45.45 (1).jpeg
WhatsApp Image 2023-10-27 at 06.45.45.jpeg
À esquerda os promotores Francisco e Fernando

Após 20h de júri, quarteto é condenado por homicídio em Restinga Sêca

Terminou às 5h30min da manhã desta sexta-feira (27), o julgamento de quatro acusados pela morte de Gerson Penteado Soares, de 51 anos, ocorrida em 2020 em Restinga Sêca. A sessão, presidida pela juíza titular da Comarca do município, Rosângela Maria Vieira da Silva, começou às 9h30min de quinta-feira (26), se estendeu por 20h e culminou com a condenação dos quatro réus com penas que vão de quatro a 24 anos de prisão.

Os quatro eram acusados pelo Ministério Público por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe já que o assassinato se deu em razão de disputa pela venda de drogas e também por não ter dado chances de defesa à vítima, que foi surpreendida na madrugada do dia 20 de julho de 2020 tendo a sua residência arrombada. Além disso, eles respondiam também por associação criminosa. Atuaram em plenários os promotores Fernando Mello Muller e Francisco Saldanha Lauensten.

Roger Gonçalves de Oliveira foi condenado a 24 anos, cinco meses e 29 dias de prisão; Janice Mariane da Silva teve a sentença fixada em 21 anos, oito meses e 29 dias; Franciele Mera teve a pena de 16 anos e seis meses. Já Kevin Ruan Wojahn foi condenado a quatro anos de prisão que serão substituídas por penas restritivas de direitos e também prestação de serviço a comunidade e pagamento de dois salários mínimos. No entanto, como ele estava preso por outro crime, voltará ao Presídio Estadual de Arroio dos Ratos, assim como Oliveira. As duas mulheres também estavam recolhidas, inclusive preventivamente em razão do homicídio de Soares, e também retornam para as casas prisionais, o Presídio Regional de Santa Maria e Penitenciária de Guaíba.

Um forte esquema de segurança foi executado para a realização do júri, com a presença de cerca de 20 policiais penais e militares.

RELEMBRE

O crime ocorreu no dia 20 de julho de 2020. Gerson Penteado Soares, de 51 anos, foi encontrado morto dentro de casa, na Rua Salvador Nogara, no Loteamento Iberê Camargo, por volta das 7h15min daquele dia, com diversos disparos de arma de fogo. Conforme a investigação da Polícia Civil, o assassinato pode ter ocorrido por volta das 5h, quando vizinhos ouviram barulhos de tiros. A casa estava com marcas de arrombamento e também foram encontradas cápsulas de munição calibre 9 milímetros.

Próximo ao corpo da vítima foi localizada uma arma de fogo. Na casa foram apreendidas uma quantidade de droga, balança de precisão e dinheiro. A vítima tinha passagens na polícia por tráfico de drogas. A disputa pela venda de entorpecentes foi a motivação do homicídio.

Imagens : Luiz Fabiano Vieira Caceres 

Comentários