3291db6b-70ff-4142-9b4e-2f74e8af35ab.jpg
Vítima foi morta dentro de casa no Loteamento Iberê Camargo

Júri de acusados por assassinato de Gerson Penteado Soares será nesta quinta-feira

Ocorre nesta quinta-feira (26), a partir das 9h30min, no Salão do Júri da Comarca de Restinga Sêca, o julgamento de quatro réus acusados pelo assassinato de Gerson Penteado Soares, de 51 anos, em 2020 no município. Roger Gonçalves Oliveira, Kevin Ruan Wojahn, Janice Mariane da Silva e Franciele Mera respondem por homicídio duplamente qualificado, por motivo torpe e por não dar chances de defesa à vítima e também por associação criminosa. Todos estão presos, dois no Presídio de Arroio dos Ratos, um no Presídio Regional de Santa Maria e outro na Penitenciária de Guaíba. O Tribunal do Júri será presidido pela nova titular do Fórum restinguense, a juíza de Direito Rosângela Maria Vieira da Silva.

Atuarão em plenário os promotores de Justiça Fernando Mello Müller e Francisco Saldanha Lauenstein. A previsão deles é de que o júri dure um dia, terminando no máximo na madrugada de sexta-feira, Serão ouvidas duas testemunhas de acusação. Os réus serão defendidos pela Defensoria Pública.

Para o promotor Fernando Müller, o "MPRS está empenhado em buscar e promover a justiça para esse assassinato brutal, que deixou os filhos e demais familiares da vítima em profunda e inconsolável tristeza. Atuaremos incansavelmente para obter a decisão justa dos jurados e trazer um pouco de alívio e paz ao coração da família, que já espera há mais de três anos pelo julgamento".

Já o promotor Francisco Lauenstein destaca que “estamos vivendo um segundo momento da interiorização das facções. No primeiro momento, há cerca de 10 anos, as organizações criminosas mais antigas se estabeleceram em rincões longínquos do Estado. Há tempo, novas organizações estão 'invadindo' verdadeiros feudos, estabelecendo verdadeira guerra pelo domínio do território, trazendo morte, terror e tristeza”.

RELEMBRE

O crime ocorreu no dia 20 de julho de 2020. Gerson Penteado Soares, de 51 anos, foi encontrado morto dentro de casa, na Rua Salvador Nogara, no Loteamento Iberê Camargo, por volta das 7h15min daquele dia, com diversos disparos de arma de fogo. Conforme a investigação da Polícia Civil, o assassinato pode ter ocorrido por volta das 5h, quando vizinhos ouviram barulhos de tiros. A casa estava com marcas de arrombamento e também foram encontradas cápsulas de munição calibre 9 milímetros.

Próximo ao corpo da vítima foi localizada uma arma de fogo. Na casa foram apreendidas uma quantidade de droga, balança de precisão e dinheiro. A vítima tinha passagens na polícia por tráfico de drogas. A disputa pela venda de entorpecentes foi a motivação do homicídio.

Comentários