Presidente do Sinsemurs
Sindicato dos Servidores Municipais participou da sessão da Câmara de Vereadores
A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Restinga Sêca nesta segunda-feira (23) contou com a participação da presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Retinga Sêca (Sinsemurs), Lilian Charão. O principal objetivo foi explicar a atuação do sindicato especialmente por conta do Dia do Servidor Municipal, que é celebrado no próximo sábado, dia 28.
“Hoje a gente veio à Tribuna da Câmara de Vereadores para falar a respeito da importância e do respeito que precisa-se ter com o servidor público municipal. Afinal, nós, servidores, somos a base e um elo, um grande elo entre o Executivo e a população, principalmente os menos favorecidos, oferecendo serviços de saúde, serviços de educação, serviços de estrada. O servidor público, ele é uma base muito forte no município, onde estabelece vários serviços e serviços qualificados”, salienta.
Também foi abordado pela presidente o reajuste salarial dos servidores. Foi concedida pela prefeitura a reposição do mesmo índice da inflação. No entanto, a reivindicação do Sinsemurs também era por um aumento, que não foi concedido, especialmente pela queda de arrecadação dos municípios.
“No mês de março, quando foi dada a reposição da inflação, nós solicitamos ao prefeito que fosse nos dado de 1,5% a 2% entre o mês de agosto e setembro, e solicitamos também a ele uma conversa junto com os vereadores, para que se colocasse isso, porque o aumento real pode ser dado a qualquer momento. Em março, quando ele conversou com a gente para expor que ele só iria dar o reajuste da inflação, ele colocou que era isso, que ele não teria verba, que a arrecadação tinha caído muito”, explica a presidente do sindicaro.
Para novembro, os servidores municipais terão acrescentados em seus vencimentos R$ 30 do Vale-Feira, que foi aprovado na Câmara de Vereadores em julho.
O presidente do Legislativo, vereador André Tonetto (MDB) saudou a presença da presidente do Sinsemurs na sessão para dar mais visibilidade sobre a atuação do sindicato e também falou sobre a questão do pedido de aumento salarial dos servidores.
“Todo mundo quer um reajuste salarial. Só que o município hoje vive numa situação de gasto limitado, ninguém pode, até mesmo nas nossas casas, não podemos estar fazendo despesas que nós não temos previsão. Então, o Executivo está sempre estudando e tentando conceder de uma forma responsável essa valorização do servidor. A discussão é importante, eu espero que conseguimos em um futuro estar ajudando a construir uma situação melhor para os servidores. Mas é importante também ter um salário em dia, ter uma condição de trabalho. E sem dúvida nenhuma, o servidor está motivado para prestar um serviço de qualidade”, afirma o presidente.
Tonetto também falou sobre a reivindicação da Associação dos Professores Municipais de Restinga Sêca por um aumento salarial.
“Os professores, que também são servidores municipais, têm o sindicato à parte, estão reivindicando um aumento bem maior. Nós temos aí um piso nacional da educação e eles querem fazer um reajuste salarial, um ganho salarial para que inclua os servidores nesse piso. Eu acho que é uma reivindicação justa, eu acho que se tem um piso, de alguma forma deve ser cumprido, porém existe ali alguns ajustes que devem ser feitos pelo Executivo para estar atendendo as reivindicações. Não sei dizer ao certo aqui quanto que irá ser aumentado, mas o Prefeito já está em discussão com o Sindicato, já fez propostas e vamos amadurecer essa discussão para que possa chegar num fim aí que não só dê condição do município fazer os pagamentos, mas que atenda aí a expectativa dos servidores”, complementa o vereador.
PARA SE ASSOCIAR AO SINSEMURS
Conforme a presidente do Sinsemurs, dos cerca de 400 servidores municipais atualmente, aproximadamente 170 são associados ao sindicato. A contribuição é de 1% do salário base. O associado tem vários benefícios, como desfrutar da sede própria do sindicato, na Vila Pelizáro, onde tem um salão com churrasqueira, campo de futebol.
“Podem se associar com a Lisandra Englert na prefeitura, na sala 35 da prefeitura, que é a nossa tesoureira, ou comigo no Posto Central, onde eu fico todos os dias das 8h às 17h”, convoca a presidente.
HOMENAGEM
Na sessão desta segunda-feira também foi aprovado um projeto de lei do vereador Nelsinho Trindade (PDT) para dar o nome de Hugo Watchmann a uma praça no Balneário das Tunas.
“Primeiramente agradecer aqui a todos os colegas que nos ajudaram a aprovar o projeto, eu posso dizer que é um projeto de suma importância, porque vai levar um legado do nome do Hugo, porque a história toda dele perante ao Balneário das Tunas, por si só, diz tudo, e a história viva tem que estar sendo mantida em nosso município. Também somos amantes da Praia das Tunas, como tu também disse que gostas muito, ele também era um amante, ele praticamente adotou a Praia das Tunas, e na Associação dos Amigos da Praia das Tunas foi um dos pilares que alavancou, não tinha dia, não tinha hora, se na Associação tinha dinheiro, tinha melhorias para fazer, ele fazia, se ele tinha que tirar dinheiro do bolso dele para ajudar a melhorar, dar qualidade para as pessoas que ali estavam. Também uma pessoa que idealizou a procissão de Nossa Senhora dos Navegantes, então nada mais certo do que a gente agraciar com essa grande homenagem”, ressalta Trindade.
Comentários