photo-output_4.jpeg
photo-output_3.jpeg
photo-output_7.jpeg

Mostra pedagógica de educação patrimonial reuniu alunos da rede municipal de ensino

A manhã de sexta-feira (20) foi de atividades integradas para alunos da rede municipal de ensino de Restinga Sêca. É realizada no Centro de Eventos a Mostra Pedagógica de Educação Patrimonial. A proposta da Secretaria de Educação de Restinga Sêca era que as escolas desenvolvessem trabalhos que ressaltassem patrimônios do município, não só materiais, mas também culturais e históricos.

Com isso, foram apresentadas brincadeiras, maquetes, explicações, apresentações artísticas e atividades que remetem a características presentes na cultura e história restinguense. Foram apresentados trabalhos sobre Iberê Camargo, sobre a descoberta de dinossauros, sobre a diversidade étnica presente na população do município e bens arquitetônicos da cidade, como a Estação Férrea, o pórtico, entre outros.

“Falar de patrimônio é preservar a história, as memórias e a identidade. Isso a gente pode ver muito bem aqui. Olha as nossas escolas. É o Bidu, é o pórtico, são as manifestações culturais dos nossos quilombos. São os projetos turísticos. Cada escola teve um tema e desenvolveu esse tema com maestria. Professoras, vocês são realmente a mola propulsora do conhecimento, da força de vontade, do acreditar em educação. E vocês (alunos), parabéns. Vocês ouvem as professoras, vocês aceitam as propostas e hoje nós podemos compartilhar aqui com pessoas muito importantes. Com as comunidades, com a Universidade, nossa parceira, com a Secretaria de Cultura, que está presente para aplaudir vocês. Se não fosse cada um de vocês, nós não estaríamos aqui tão felizes vivenciando esse momento de aprendizagem, esse tema transversal patrimônio cultural. Muito obrigada”, destacou a secretária de Educação de Restinga Sêca, Sílvia Mohr.

Comentários