Schuch é empossado para mais um mandato no Parlasul
Em sessão ordinária realizada em Montevidéu, nesta segunda-feira (25), o Parlamento do Mercosul (Parlasul) empossou a nova delegação de parlamentares do Brasil, a qual manteve o deputado Heitor Schuch (PSB/RS) como membro titular. O encontro também foi marcado pela aprovação de projetos relacionados às mudanças climáticas, livre circulação e combate à informalidade laboral na perspectiva das políticas de integração regional. O deputado agradeceu a indicação de seu nome pelo Congresso brasileiro e destacou a importância do Parlasul para a discussão de temas importantes para os países do bloco, como por exemplo o acordo comercial Mercosul/União Europeia que está para ser implementado. "Temos que ter uma posição firme em relação a esse tema, para que nossos produtos, no caso do Rio Grande do Sul vinho e lácteos, não sejam prejudicados ainda mais pela concorrência da Europa", destacou Schuch.
Além disso, o parlamentar reforçou a necessidade de se debater a criação de cotas de importação de leite, especialmente oriundos de Uruguai e da Argentina.
Meio Ambiente e Integração Regional
Na Ordem do Dia da Sessão Plenária, os parlamentares aprovaram a Proposta de Recomendação na qual o Parlasul recomenda ao Conselho do Mercado Comum (CMC) analisar as questões das mudanças climáticas e seu impacto nos setores produtivos da região, promovendo ações que fortaleçam o compromisso dos Estados partes e articulem políticas públicas coordenadas nos diferentes setores produtivos da região. Esse tema havia sido pautado por Schuch na Comissão de Infraestrutura e Agricultura, a partir da preocupação com os impactos climáticos na produção agropecuária da região, inclusive com a realização de um seminário com especialistas. "É um assunto imprescindível e urgente, que precisa ser aprofundado, porque dialoga diretamente com a soberania alimentar e com os aspectos econômicos e sociais de todos os países".
Acordo de Cooperação entre Parlasul e OIM
Na sessão também foi assinado um acordo de cooperação entre o Parlamento do Mercosul e a Organização Internacional para as Migrações (OIM), com o objetivo de fortalecer a cooperação em questões como migração, integração, direitos humanos, desenvolvimento sustentável, diversidade e governança migratória. A Chefe interina do Escritório da OIM no Uruguai, Lucila Pizzarulli, expressou que " é um prazer assinar este acordo que nos permitirá unir e melhorar os esforços de nossas instituições. A construção de sociedades solidárias é o objetivo deste acordo."
Comentários