thumbnail_Foto.jpg
Durante a reunião, entre a gestão pública municipal, Emater, UFSM e Geoparque, foi definida a data do Caminhadas na Natureza em Faxinal do Soturno

Geoparque Quarta Colônia promove a integração entre paisagens e sabores "Caminhadas na Natureza" em Faxinal do Soturno 

Na terça-feira (08/8), importantes figuras ligadas ao turismo, cultura e agricultura estiveram reunidas no gabinete da Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno para discutir os detalhes do "Caminhadas na Natureza", que acontecerá no município. A ação promove a conexão entre a exuberante paisagem do Geoparque Quarta Colônia e as delícias gastronômicas locais. Este evento, que conta com o apoio da Pró-reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, é uma iniciativa que visa não apenas conhecer os recursos naturais da região, mas também valorizar sua cultura e patrimônio. Além de criar conexões entre as pessoas que visitam o município com as famílias rurais e suas comunidades.

A reunião realizada no gabinete do Prefeito Clóvis Alberto Montagner, contou com a presença do Secretário da Indústria, Comércio e Turismo, Luiz Carlos Rubert, a Coordenadora da Cultura e Turismo, Vanessa Baccin, a Chefe do Escritório Municipal da Emater, Bruna Mezzomo Neubauer, a supervisora do escritório regional da Emater/RS-Ascar Santa Maria, Monique Chaves, e os representantes do Programa do Geoparque de Assistência Técnica e Extensão Rural (PROGEATER) - responsáveis pela ação "Caminhadas na Natureza" na UFSM.

O evento está programado para ocorrer no dia 23 de setembro, em Faxinal do Soturno. Com o tema "Paisagens e Sabores", a edição busca enaltecer a conexão intrínseca entre a beleza natural da região e as iguarias culinárias que a comunidade oferece. A programação está sendo elaborada com cuidado, incluindo trilhas que revelam a riqueza geológica e paisagística do Geoparque, além de oferecer aos participantes a oportunidade de saborear café da manhã e um almoço com pratos típicos locais, resultando em uma experiência sensorial única.

As caminhadas no Geoparque têm se destacado por sua importância na promoção do turismo rural sustentável e na conscientização ambiental. Ao explorar as trilhas, os visitantes têm a oportunidade de conhecer a diversidade da flora e fauna, bem como a relevância geológica que faz dessa região um patrimônio natural. Além disso, a integração entre a natureza e a cultura local fortalece os laços comunitários e fomenta a economia regional por meio da valorização dos produtos locais da agricultura familiar.

O Geoparque Quarta Colônia, que abrange diversos municípios, tem se consolidado como um destino turístico de destaque, e o Caminhadas na Natureza vem acentuar essa posição, proporcionando uma experiência autêntica e enriquecedora para visitantes de todas as idades. Ao mesclar a beleza das trilhas com a riqueza da culinária local, o evento se torna um convite irresistível para os amantes da natureza, cultura e gastronomia.

A comunidade local e os participantes aguardam ansiosamente pelo evento, que tem se mostrado uma oportunidade ímpar para conhecer, valorizar e preservar as belezas naturais e culturais do Geoparque Quarta Colônia. A data de 23 de setembro promete um dia repleto de descobertas e sabores, proporcionando uma jornada inesquecível pelas maravilhas que essa região única tem a oferecer. Em caso de chuva, o evento será transferido.

Imagem: Divulgação

Comentários