DSC_0146.jpg

4º Seminário de Meio Ambiente discute práticas de sustentabilidade e preservação da fauna e da flora

Ao longo desta terça-feira,13, a Prefeitura de Restinga Sêca, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente promoveu o 4º Seminário de Meio Ambiente, visando discutir práticas importantes de sustentabilidade e preservação da fauna e da flora locais e também apresentar projetos em parceria com instituições como a Unisc, a fim de solucionar problemas da comunidade, principalmente em relação à água potável.

O evento, ocorrido no CTG Os Vaqueanos contou com 6 painéis com temáticas variadas, como o serviço municipal de esterilização e controle populacional de animais, apresentando a clínica de castração de Restinga Sêca, que em 3 anos de operação, ultrapassou a marca de 1 mil procedimentos.
A seguir, a gestão de resíduos sólidos foi tematizada, estimulando o questionamento sobre como destinamos nossos rejeitos. A coleta seletiva veio a seguir, com a apresentação dos novos números de recolhimento e o consequente sucesso do programa. Após, ocorreu o pré-lançamento do Ecocash, moeda social ambiental que será utilizada em breve no município, na troca por resíduos produzidos pelos munícipes. A troca permitirá a aquisição de produtos na feira do produtor.
Finalizando a manhã, o Professor Adilson Ben da Costa, da Unisc, apresentou as soluções desenvolvidas pela universidade para a filtração de águas naturais de abastecimento de residências, com a retirada de excessos de flúor, ferro e sais (em andamento) para consumo.
Na parte da tarde, as questões mais técnicas foram abordadas, como as legislações que norteiam o licenciamento ambiental no âmbito municipal; a recuperação e restauração do bioma pampa e boas práticas apícolas, garantindo melhor produção do mel atrelado ao respeito e bem estar das colônias e a harmonização com as outras produções do meio rural.

Com informações da Prefeitura de Restinga Sêca 

Comentários