Geoparque Quarta Colônia é oficialmente reconhecido pela Unesco

Em uma cerimônia oficial ocorrida na madrugada desta quarta-feira (24/5), o Geoparque Quarta Colônia foi reconhecido durante uma reunião do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e a Cultura (Unesco) em Paris, na França, e passa a integrar a Rede Mundial de Geoparques (GGN). Agora, ele se soma aos outros quatro geoparques brasileiros: o Araripe (CE), Seridó Geoparque (RN), Caminhos dos Cânions do Sul (localizado entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina) e ao Geoparque Caçapava do Sul (RS) que também foi reconhecido oficialmente nesta quarta. 

Para um território se tornar de fato um geoparque, alguns requisitos precisam ser seguidos. Ele representa uma área grande e com limites bem definidos para servir ao desenvolvimento econômico local. Deve também gerar atividade econômica, através do turismo levando em conta a importância científica da área e sítios geológicos. Antes do envio do relatório à Unesco, para receber o selo de Aspirante e depois o selo positivo de geoparque, o projeto já precisa estar em prática no território. 

Em reunião da Unesco, em dezembro de 2022, o geoparque Quarta Colônia recebeu sinal verde. A apreciação dos relatórios realizados pelos avaliadores Ángel Hernandéz (Espanha) e Helga Chulepin (Uruguai), que participaram da missão na Quarta Colônia em outubro do ano passado, foi feita durante encontro do Conselho Mundial de Geoparques e resultou na indicação positiva e recomendação de aprovação de ambos territórios como geoparques mundiais.

Próximos passos
A doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e também uma das responsáveis pelos projetos de geoparques da região, Jaciele Sell, explica que após a cerimônia, que acontecerá em setembro, em Marrakesh, no Marrocos, durante a 10ª Conferência Internacional sobre Geoparques Globais da Unesco, o selo passará a valer. "O que esperamos agora apenas é a certificação por carta. E depois a cerimônia em Marrocos. Estamos muito contentes com a aprovação", declarou Jaciele.

A região possui beleza natural exuberante das paisagens, abundância de água dos rios e cascatas, além de fósseis raros encontrados que testemunham as mudanças ambientais do planeta nos últimos 250 milhões de anos. Outro fator que também evidencia a região é a cultura preservada dos imigrantes.

O Geoparque Quarta Colônia é formado pelos municípios de Agudo, Dona Francisca, Faxinal do Soturno, Ivorá, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, São João do Polêsine e Silveira Martins, com idealização da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pelo Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus).

Com informações da UNESCO
Edição de Texto: Arlei Silveira
Foto: Geoparque Quarta Colônia/Reprodução

 

Comentários