maior_photo1683725738.jpeg
1º Fórum Estiagem em Foco integra programação do 30º Seminário de Secretários(as) Municipais de Agricultura do RS em Porto Alegre

Secretários de Agricultura buscam medidas permanentes de enfrentamento à estiagem no RS

A busca de medidas permanentes para o enfrentamento de eventos climáticos extremos pela agropecuária gaúcha reune, na quarta e na quinta-feira (11/05), os secretários municipais de Agricultura do Rio Grande do Sul no 1º Fórum Estiagem em Foco. O evento integra o 30º Seminário de Secretários(as) Municipais de Agricultura do RS e ocorre no auditório da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), em Porto Alegre.

Na ocasião, o secretário da Agricultura, Giovani Feltes, deve abordar as medidas de combate à estiagem adotadas pela pasta dentro do programa Avançar no Agro. “Esse é um assunto que precisa ser debatido durante todo o ano. Muitas vezes a chuva aparece, como nos últimos dias, e o tema cai em esquecimento. Mas as ações continuam em execução por parte do Estado e precisamos do engajamento de todos para que, em situações futuras, a produção não sofra tanto, principalmente a agropecuária”, destaca Feltes.

Por sua vez, o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno, afirmou que as gestões municipais, junto com o Estado, concordam que o momento é de pensar de forma preventiva. “Não é porque mudou o ciclo hídrico que vamos deixar de evoluir no tema. Os municípios buscam compromisso permanente com a mitigação dos eventos climáticos extremos no Rio Grande do Sul, e têm bons cases, exemplos de como apoiar localmente os produtores e a população rural. O objetivo é evitar perdas, que têm se acumulado nos últimos anos”.

A programação contará também com a presença da secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, que deve apresentar os aspectos legais e técnicos sobre reservação de água. Na programação, estão previstas ainda palestras de servidores da Seapi, de representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Embrapa Trigo. 

Os encontros serão transmitidos ao vivo pelo canal de YouTube da Seapi e da Famurs.

Foto: Famurs

Comentários