thumbnail_Simulado2022_Crédito Ana Cristina dos Santos.jpg
Atividade, realizada a primeira vez no ano passado, visa o treinamento de equipes para casos graves e alertar motoristas sobre os riscos

Concessionária Rota de Santa Maria realizará simulado de acidente na RSC-287, próximo à Base Aérea, na próxima semana

Com o objetivo de treinar as equipes e realizar um trabalho de integração com os órgãos de segurança e a imprensa da região, a Concessionária Rota de Santa Maria, do Grupo Sacyr, realizará, no próximo dia 18 de maio, o 2º Simulado Operacional de Acidentes de Trânsito – Produtos Perigosos. A atividade, alusiva ao Maio Amarelo, ocorrerá às 9h30, com encerramento previsto para as 12 horas, no quilômetro 230 da RSC-287, nas proximidades da Base Aérea de Santa Maria (Ala 4).

Como maio é o mês marcado por uma série de atividades de conscientização, a atividade promovida pela Rota de Santa Maria também busca alertar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres para o risco de acidentes, destacando a importância de seguir as regras da estrada. “Será uma grande mobilização, com a participação de cerca de 50 pessoas”, destaca o gerente de Operações, Ricardo Abreu.

A operação simulada, que no ano passado foi realizada no quilômetro 99 da RSC-287, no Viaduto Fritz e Frida (foto), em Santa Cruz, terá como parceiros o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o Corpo de Bombeiros de Santa Maria, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), a Defesa Civil, o Geo Emergência Ambiental, a JP Santa Lúcia, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) de Santa Maria. Uma reunião na última semana, em Santa Maria, reuniu representantes de entidades para definir detalhes do simulado.
 
Alteração no trânsito 
Em razão das atividades do simulado, o trânsito sofrerá mudanças. Um desvio será feito a partir das 6h30min. Por ele, os veículos seguirão pela via marginal do quilômetro 230. O trecho será sinalizado em ambos os sentidos informando sobre o evento, bem como sobre a alteração no trânsito.
 
Maio Amarelo
O movimento foi criado junto à 1ª Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011-2020), decretada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 11 de maio de 2011. Desde então, órgãos de segurança e sociedade se reúnem em ações coordenadas de conscientização sobre o que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é a principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos no mundo: os acidentes de trânsito. 
Além do simulado, a Rota de Santa Maria também marca o Maio Amarelo com a exposição de veículos acidentados nos quilômetros 168 e 220, próximos das praças de pedágio de Paraíso do Sul e de Santa Maria.

Com informações e foto de Rota de Santa Maria

Comentários