thumbnail_IMG_6321.jpg
Espetáculo promove shows gratuitos de Marcello Caminha, Tribo Brasil, Marco Araújo e Juninho Santtos

Projeto Raiz Brasil vai a Osório e Restinga Sêca nos dias 30 de abril e 1º de maio

Depois de shows em Gravataí, Cidreira, Xangrilá, Balneário Pinhal e Faxinal do Soturno, o Projeto Raiz Brasil traz a Restinga Sêca o intercâmbio musical que é sua característica musical. Com um “time” composto por artistas como Marcello Caminha, Tribo Brasil, Marco Araújo e Juninho Santtos, o Projeto tem arrancado aplausos e admiração do público mesclando ritmos e gêneros musicais que vão da vaneira, chamame, até o forró e o piseiro.

O violão gaúcho de Marcello Caminha abre o show com o músico interpretando clássicos da música gaúcha acompanhado do baterista Rhuan de Moura e do baixista Caio Maurente. Na sequência Marco Araújo, vencedor de inúmeros festivais no Estado, traz ao palco composições próprias e ritmos característicos do litoral do Rio Grande do Sul.

A Tribo Brasil, um dos principais nomes da cena musical da capital gaúcha, também se apresenta e logo após, com muito xote, baião e clássicos do cancioneiro nordestino e músicas autorais, é a vez do pernambucano Juninho Santtos. O cantor, que hoje reside no Ceará, é uma das destacadas vozes populares no nordeste do País. E é de lá que ele traz o piseiro, gênero musical derivado do Forró, que coloca todos para dançar em um intercâmbio musical onde Marcello Caminha aprende os passos do piseiro e Juninho se arrisca a bailar um chamame. Tudo isso com a participação da plateia que vem acolhendo e recebendo o projeto com carinho e entendendo o mosaico musical que é o Projeto Raiz Brasil.   

“O Projeto oferecerá ainda a Oficina Construindo Música com Marco Araújo, e participação de Marcello Caminha, como contrapartida social no município de Restinga Sêca. Com tradução em Libras e promovendo a formação de público e a inclusão, a oficina, além de noções musicais, versará sobre ritmos e influências comuns no cancioneiro de várias regiões brasileiras”, explica Luci Caminha, produtora cultural do Raiz Brasil.  

O Raiz Brasil tem patrocínio de Fruki, Nova Palma Energia e Supermercado Vancosty com financiamento do Governo do Estado do Rio Grande do Sul/Secretaria de Estado da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura/PRÓ Cultura RS. 

Confira a programação:

1 de maio – 17h - Praça Domingos G. Mostardeiro/Restinga Sêca.
2 de maio – 10h - Oficina Construindo Música com Marco Araújo e Marcello Caminha na Comunidade Quilombola São Miguel dos Carvalhos/ Restinga Sêca.
15h - Oficina Construindo Música com Marco Araújo e Marcello Caminha no CELIMI – Centro de Lazer Infância e Melhor Idade/Restinga Sêca.

Foto: Fernando Baptista

Comentários