Reunião define ações contra supostas mensagens de ataques a escolas
As mensagens sobre um suposto ataque em escolas e creches de diversas cidades do Brasil, no dia 20 de abril, multiplicaram-se nas redes sociais nos últimos dias. A data marca os 24 anos do massacre escolar de Columbine, nos Estados Unidos, que que deixou 15 estudantes mortos. São vídeos no Instagram e no TikTok, textos no Twitter e no Facebook, que deixaram os pais em pânico.
Após estas mensagens falsas, as chamadas fake news, ocasionarem medo na população, uma reunião hibrida - presencial e virtual - realizada na tarde de quarta-feira (12/04), no Polo Educacional de Restinga Sêca, tratou sobre as ações adotadas referentes aos anúncios de ataques à escolas. Mesmo informando e alertando a população de que eram informações falsas e que não deveriam ser compartilhadas, as postagens viralizaram e geraram insegurança.
A reunião foi coordenada pela Promotora de Justiça Regional da Educação, Rosangela Corrêa da Rosa, e contou com a participação do comando do 1º Regimento de Policiamento Montado de Santa Maria (Brigada Militar), 8 CRE (Coordenadoria Regional de Educação), gestores de escolas, secretarias de educação, prefeitos municipais da região, além da presença do presidente do CONSEPRO de Restinga Sêca, Norton Ávila, o comandante da Brigada Militar de Restinga Sêca, Paulinho Fernandes, e da secretária municipal de educação, professora Silvia Maria da Rosa Mohr.
O comando da Brigada Militar solicita cautela e que a população evite a disseminação de fake news.
Durante a reunião, foram esclareceridos os fatos e abordadas medidas para reforçar a proteção dos alunos, além de buscar ações conjuntas entre os órgãos de segurança e proteção à criança, discutidas estratégias para prevenir a violência e garantir um ambiente escolar mais seguro e agradável para o ano letivo.
A Secretaria Municipal de Educação informou que as atividades pedagógicas seguirão normalmente nas unidades de ensino e que não haverá suspensão das aulas.
Atendendo a uma solicitação da Secretaria Municipal da Educação e da RAE (Rede de Apoio a Escola), na próxima quarta-feira, dia 19 de abril, às 190h30, haverá uma reunião com o Promotor de Justiça de Restinga Sêca, Claudio Estivallet Júnior, para tratar questões relacionadas a segurança escolar no município. O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores de Restinga Sêca.
Comentários