plateicheia.jfif
cotrisel.jfif
sartori.jfif

Cotrisel promove Seminário da Soja 2018 em São Sepé

Nesta sexta-feira (14) a Cotrisel organizou a 8ª edição do Seminário da Soja. O evento contou com palestras de nomes renomados em suas áreas de atuação sobre temáticas que envolvem o contexto atual do cultivo da soja. O seminário aconteceu na sede da Associação dos Funcionários da Cotrisel (A.F.C.) em São Sepé. Um ônibus, com saída da sede da Cotrisel em Restinga Sêca, levou cerca de 30 produtores da região ao Seminário da Soja 2018 em São Sepé.

Pela manhã, a palestra que iniciou o Seminário foi a de Estael Sias (MetSul Metereologia). A fala foi sobre as previsões climáticas para a safra 2018/2019:

"O cenário geral é otimista. Uma projeção que fazemos é sobre o fenômeno climático El Niño. Ele se configurou de forma tardia e seus efeitos se manifestarão nos meses de verão e meados dos meses de outono de 2019. Então pedimos para que o produtor atente para a probabilidade de chuvas na fase de colheita da soja", salientou Estael em seu discurso.

Na sequência, Telmo Amado (UFSM) orientou os agricultores a respeito do manejo do solo para sustentar elevada produtividade em soja:

"Nós procuramos fazer uma reflexão sobre os avanços da genética e o desafio de ter o manejo de solo em sintonia a isto. Temos que trabalhar com um nível de produtividade acima do que estamos habituados. Precisamos armazenar água em nosso solo para evitar a perca do solo. O manejo precisa ser químico e biológico", revela Telmo Amado em sua explanação.

Pela tarde, o circuito de palestras continuou: Jackson Fiorin (CCGL) conversou com os presentes acerca do manejo e conservação do solo: os desafios do sistema de plantio direto.

"Os solos que são mais suscetíveis à erosão aconselhamos que, dentro do planejamento e peculiaridade de cada propriedade, após a colheita da soja, optar por uma cultura para cobertura ou pastagem", aponta Fiorin.

O Seminário da Soja 2018 finalizou com a contextualização ao Mercado da Soja de Antônio Sartori (Brasoja Agro). O palestrante explicou as perspectivas do Mercado da Soja para a próxima década.

"O mercado tem demanda e tem consumo. O produtor tem que aumentar a produção via aumento da produtividade. O mundo nos próximos 10 anos precisa aumentar a produção de grãos em 576 milhões de toneladas ", projetou Antônio.

O Seminário da Soja 2018 contou com a participação de cerca de 250 pessoas - entre não-associados e associados Cotrisel. O presidente da Cooperativa Trítícola Sepeense avaliou o sucesso de mais uma edição do evento e elogiou a disponibilidade do agricultor em buscar conhecimento:

"O agricultor é muito resiliente, pois a lavoura é uma empresa a céu aberto. Tivemos casa cheia hoje. Atualmente temos que lidar com muitas variáveis e as palestras apontam justamente para isto: além de produzir, o desafio é vender com uma condição boa", finaliza José Paulo Salerno, presidente da cooperativa.

 

 

Comentários