Municípios e entidades do agro emitem carta de reivindicações durante 2º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro
Diretamente da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque, prefeitos, secretários municipais e entidades representativas do agronegócio gaúcho redigiram uma Carta Municipalista, com reivindicações referentes a irrigação no RS. O documento será encaminhado ao governo do Estado, Assembleia Legislativa, governo federal e Congresso Nacional e resulta das discussões sobre a pauta realizadas durante 2º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro, que aconteceu na manhã de quinta-feira (8/03), e teve como tema “Irrigando para crescer: do discurso à prática”.
A primeira reivindicação é a de aprovação de legislação, tanto no âmbito estadual quando federal, que permita a reserva de água em Áreas de Preservação Permanente, as APPs. Os gestores também solicitaram a agilização e descentralização de procedimentos para concessão de outorgas para uso de água em irrigação.
Na carta, foi solicitado a liberação de recursos do Plano Safra, com juros compatíveis e prazos adequados para pagamento, de forma permanente, para investimento em irrigação. Também pediu-se investimento por parte do governo estadual e federal, bem como de concessionárias de energia elétrica, para a universalização do acesso à energia trifásica no meio rural.
Além disso, o documento pede a recomendação, de modo geral, aos governos municipais, estadual e federal e cadeia produtiva do agro para investimentos em programas voltados ao uso, manejo e conservação do solo, de forma a proporcionar maior retenção de água das chuvas.
Fonte: Famurs
Comentários