Restinga Sêca passa por seca geral e por conta disso a população deve economizar água. Confira!!!
Na manhã desta sexta-feira, dia 20, em entrevista para o programa Manhã Líder apresentado por Jorge Rosa na Rádio Líder FM, Mauro Schünke, gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) de Restinga Sêca, Vilmar Foletto, vice-prefeito municipal e, também, Cláudio Roberto Pozzebom, secretário municipal de Agricultura, falaram um pouco sobre a situação crítica que o município está passando por causa da grande seca atual. Na ocasião, Mauro chegou destacar a preocupação que se tem em relação a barragem, “A barragem baixou mais de um metro em menos de dez dias. Se as pessoas não tiverem o bom senso no consumo da água, daqui cinco dias o município pode passar por muitas dificuldades na distribuição da mesma. Por isso, enfatizo que a população deve poupar este bem tão importante, usando a água apenas quando necessário, para comida e higiene pessoal. Existe até uma multa para desperdício de água, em caso de denúncia, que chega ultrapassar o valor de mil reais”, ressalta o gerente da Corsan.
Durante o programa, Cláudio lembrou que a última chuva significativa na cidade foi em agosto de 2022. Por conta dessas declarações impactantes das autoridades, é muito importante que as pessoas não desperdicem água, porque caso o contrário, poderá ser feito um racionamento, como o Vilmar disse nesta manhã, “O racionamento nada mais é que a distribuição controlada de recursos escassos. Ou seja, terá água na parte de baixo da cidade um dia, água na parte de cima no outro dia, como aconteceu em 2011, que foi a última vez que o município passou por uma situação dramática como essa. Vamos fazer de tudo para que isso não volte a acontecer, nessa parceria entre prefeitura, Corsan e população Restinguense”, diz o vice-prefeito.
A Corsan também está analisando a possível construção de uma rede que leve água da localidade de Silêncio até Lomba Alta, no interior do município e, além disso, também existe a possibilidade de captar água em vários açudes da cidade.
Comentários