Cooperativas escolares de Restinga Sêca realizam Mostra dos Objetos de Aprendizagem
Nesta quarta-feira (12), aconteceu a Mostra dos Objetos de Aprendizagem produzidos pelas cooperativas escolares de Restinga Sêca. O evento aconteceu no auditório da Escola Francisco Giuliani e contou com a presença do prefeito Paulo Salerno (MDB), representantes do Poder Legislativo e apoiadores da iniciativa privada. O projeto é uma iniciativa do Sicredi Região Centro em parceria com o Município e tem como objetivo ensinar aos jovens noções de empreendedorismo, administração e sustentabilidade. Participam da ação estudantes do 6° ao 9° ano das Escolas Francisco Giuliani (COOPERGIULIANI) e Leonor Pires de Macedo (COOPERLEONOR).
"A gente se reúne todas as quintas-feiras em oficinas para produzir puffs e chaveiros. As reúniões acontecem no turno em que não temos aula. Aprendemos bastante e há trocas de conhecimento", conta Andressa, presidenta da COOPERGIULIANI e aluna do 8° ano da Escola Francisco Giuliani. "Tudo que os alunos produzem é fruto duma cooperação entre eles. É isso que faz o sucesso do projeto", revela a professora orientadora da COOPERGIULIANI, Marisa Marzari.
"Ser o primeiro presidente da COOPERLEONOR é algo muito especial. O plano de gestão está completo e a tendência é que a cooperativa cresça mais a cada dia", explica Willian, aluno da Escola Leonor Pires de Macedo. "Neste quase um ano de existência da cooperativa, a gente percebeu o envolvimento dos alunos, o crescimento deles e a melhoria no comportamento. É claro que isso reflete nas notas", pondera a Patricia Michelotti, professora orientadora da COOPERLEONOR. A cooperativa produz bolachas de trigo para comercialização
Atualmente, são mais de 100 cooperativas escolares somente no Rio Grande do Sul:
"Nosso objetivo é preparar cidadãos comprometidos através de uma formação que fosse além da usual e que andasse junto com o currículo escolar", pondera o Professor Everaldo Marini, Assistênte Pedagógico do projeto e referência na implementação de cooperativas escolares pela américa latina. "Tivemos a oportunidade de verificar nessa Mostra o resultado do trabalho dessas cooperativas escolares. Ouvimos relatos de professores sobre o crescimento dos alunos ao decorrer deste primeiro ano das cooperativas em Restinga Sêca", destaca Renato José Marin, representante do Sicredi Região Centro e Conselheiro de Administração do Programa União Faz a Vida (P.U.F.), que apoia a ação.
O prefeito Paulo Salerno (MDB) projeta o impacto do contato com os princípios do cooperativismo logo cedo:
"É um momento importantíssimo para o munícipio. Estamos investindo de maneira correta os recursos direcionados a projetos nas instituições. Isso irá agregar muito na vida desses jovens e no futuro de Restinga Sêca" finaliza o Líder do Poder Executivo.
No final do evento, os presentes puderam adquirir os produtos produzidos por ambas cooperativas.
Comentários