WhatsApp Image 2023-01-04 at 15.02.59.jpeg
Sargento Cleito Thomasi, secretário de Saúde Norton Soares, diretor do hospital Matheus Ferrari, sargento Dutra e representante do Samu participaram da reunião

Bombeiros ou Samu? Cartilha explicativa será lançada no município para orientar em casos de chamados

O Corpo de Bombeiros de Restinga Sêca recebeu, no final do mês de dezembro de 2022, um novo carro de resgate para atuação no município. Com isso, além do caminhão para combate à incêndios, a corporação restinguense também terá à disposição para atendimentos de determinadas ocorrências esse veículo que é uma espécie de ambulância. Para otimizar recursos e na preocupação de melhor orientar a população no momento de efetuar um chamado de emergência, houve uma reunião, nesta quarta-feira, entre representantes dos bombeiros e da prefeitura municipal, incluindo a direção do Hospital de Caridade São Francisco, onde é a base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Como o Corpo de Bombeiros tem expertise e treinamento especializado para resgate de vítimas presas em ferragens em casos de acidentes, é para o 193 que a ligação deve ser feita em caso de alguma colisão envolvendo veículos. Já em casos de atendimentos clínicos, em que a pessoa tem algum tipo de mal-estar ou uma situação mais grave, como infarto, acidente vascular cerebral ou semelhante, a orientação é acionar o Samu pelo telefone 192.

O comandante do pelotão do Corpo de Bombeiros em Restinga, sargento Luciano Dutra, ressalta as diferenças nos atendimentos e a importância da reunião para essas definições.

“Como todos sabem, recebemos uma nova viatura e essa reunião serviu para alinharmos os procedimentos que serão executados daqui para frente para trabalharmos em conjunto para prestar o melhor atendimento à comunidade”, afirma.

Segundo ele, o efetivo restinguense no verão dispõe de três militares que, em caso de necessidade, podem atender a ocorrência com o caminhão de combate à incêndio e também com a ambulância de resgate.

O secretário de Saúde do município, Norton Soares, também destacou a importância de deixar claro para a população quem acionar em casos de urgência e emergência e também o quanto é um privilégio do município contar com dois atendimentos desse tipo.

“É uma parceria importante, merolha a operacionalização e a qualidade do serviço para as pessoas que precisam do atendimento. O próximo passo é montar esse material de divulgação porque isso precisa ficar claro para as pessoas. Foi uma conversa bastante produtiva”, reforça.

A parceria entre os Bombeiros e o Samu também foi comemorada pelo diretor do Hospital São Francisco, Matheus Ferrari.

“É importante frizarmos a nossa parceria e o total apoio para agirmos juntos. Com as nossas conversas, conseguimos organizar. Esse carro de resgate veio para somar ainda mais junto ao Samu”, comemora

Em breve, os folderes com explicações em que casos ligar para Bombeiros ou Samu serão confeccionados e distribuídos à comunidade.

Comentários