Presidente da Famurs participa do Encontro Estadual de Diretores de Foros em Restinga Sêca
159 magistrados que dirigem os seus Foros se reúnem em Restinga Sêca em evento que promove o intercâmbio e a integração entre integrantes do Judiciário gaúcho. O encontro ocorre no Hotel Recanto Business Center e debate pautas como a digitalização de processos judiciais, experiências sobre as atividades desenvolvidas pelas Centrais de atendimento ao Público, cálculos judiciais e compartilhamento de conhecimento. O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno participou da cerimônia de abertura do Encontro Estadual de Diretores de Foros e ressaltou a importância da inovação dentro do atual cenário da sociedade gaúcha.
“É um momento importante de aprendizagem e troca de experiências dentro do Tribunal de Justiça. Uma ótima oportunidade também para divulgarmos a nossa região e nossas potencialidades. Fiquei feliz em ver que o evento está abordando questões de inovação, e buscando atualizar todos os desafios atuais do Judiciário como a digitalização dos processos e as novas perspectivas que a era digital exige dentro do nosso atual cenário. Ou seja, a chamada Justiça 4.0. A inovação na gestão pública também é uma pauta prioritária que estamos mergulhando dentro de nossa gestão na Famurs. A inovação como um instrumento de melhoria é sinônimo de eficiência nas gestões públicas. Aproveitei também a oportunidade para convidar a Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira para participar do nosso evento Smart Cities Park em Nova Petrópolis entre os dias 23 e 25 de novembro e dividir conosco a experiência de implementação da Justiça 4.0 e de todos os desafios da era digital dentro do Judiciário gaúcho”, destacou o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.
A presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira também ressaltou na abertura do evento a importância da inovação dentro de um processo de modernização que o Judiciária passa. A presidente destacou também a importância da integração entre os magistrados do 1º Grau e a Administração da Justiça gaúcha.
"O evento é muito importante, tendo em vista que o Judiciário gaúcho está passando por uma fase de transformação com a digitalização dos processos físicos e o ingresso na era 100% digital, que já está bem próxima e requer novas rotinas e orientações necessárias para que possamos continuar prestando os melhores serviços aos jurisdicionados,
O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, por sua vez, informou que 159 magistrados que dirigem os seus Foros estão reunidos no local, buscando cada vez mais ampliar o intercâmbio de propostas e divulgando projetos importantes que estão sendo implementados pela Administração. "Vamos tratar de assuntos de interesse comum entre todos os participantes e de iniciativas que possam aperfeiçoar ainda mais os trabalhos desenvolvidos pela nossa Justiça como, por exemplo, a digitalização de processos físicos, que deverá estar concluída em todo o Rio Grande do Sul até o final do primeiro trimestre do próximo ano", disse ele.
A Diretora do Foro da Comarca de Restinga Sêca, Juíza Juliana Tronco Cardoso, em sua manifestação, elogiou a iniciativa de promover um encontro inédito no interior do Estado, através do qual os magistrados poderão debater pessoalmente as principais atividades desenvolvidas pelo Judiciário. "Este intercâmbio de ideias é muito importante para o 1º Grau e queremos agradecer pela oportunidade promovida pelo Encontro", ressaltou no evento.
Também participaram da cerimônia de abertura do Encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Restinga Sêca, Vereador Tiago Cantarelli, a Defensora Pública Tamara Agostini, o Presidente da Subseção da OAB em Agudo, Jonas Marchesan Sartori, além do 1º Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Informática do TJ, Desembargador Alberto Delgado Neto, do 2º Vice e Presidente do Conselho de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, da 3ª Vice, Desembargadora Lizete Andreis Sebben, da Presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, do Presidente da AJURIS, Desembargador Cláudio Luís Martinewski, e do Presidente da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e Vice-Presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), Roberto Cervo Melão. Prestigiaram também a solenidade a Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Abrão Bertoluci, os Juízes-Assessores da Presidência Luís Antônio Behrensdorf Gomes da Silva, Luiz Felipe Severo Dessessards e José Pedro de Oliveira Eckert, a Juíza-Corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, a Juíza-Corregedora Coordenadora Adjunta Geneci Ribeiro de Campos, além do Diretor-Geral do TJ, Sandro Borba, do Assessor da Presidência e representante do Conselho de Relações Institucionais do TJ, Ivandre de Jesus Medeiros, juntamente com Juízes-Corregedores, magistrados e servidores da Justiça gaúcha.
Fonte: Famurs.
Comentários