WhatsApp Image 2022-11-03 at 16.15.01.jpeg

Presidente da Famurs participa do Encontro Estadual de Diretores de Foros em Restinga Sêca

159 magistrados que dirigem os seus Foros se reúnem em Restinga Sêca em evento que promove o intercâmbio e a integração entre integrantes do Judiciário gaúcho. O encontro ocorre no Hotel Recanto Business Center e debate pautas como a digitalização de processos judiciais, experiências sobre as atividades desenvolvidas pelas Centrais de atendimento ao Público, cálculos judiciais e compartilhamento de conhecimento.  O presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno participou da cerimônia de abertura do Encontro Estadual de Diretores de Foros e ressaltou a importância da inovação dentro do atual cenário da sociedade gaúcha.

“É um momento importante de aprendizagem e troca de experiências dentro do Tribunal de Justiça. Uma ótima oportunidade também para divulgarmos a nossa região e nossas potencialidades. Fiquei feliz em ver que o evento está abordando questões de inovação, e buscando atualizar todos os desafios atuais do Judiciário como a digitalização dos processos e as novas perspectivas que a era digital exige dentro do nosso atual cenário. Ou seja, a chamada Justiça 4.0. A inovação na gestão pública também é uma pauta prioritária que estamos mergulhando dentro de nossa gestão na Famurs. A inovação como um instrumento de melhoria é sinônimo de eficiência nas gestões públicas. Aproveitei também a oportunidade para convidar a Presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira para participar do nosso evento Smart Cities Park em Nova Petrópolis entre os dias 23 e 25 de novembro e dividir conosco a experiência de implementação da Justiça 4.0 e de todos os desafios da era digital dentro do Judiciário gaúcho”, destacou o presidente da Famurs e prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

A presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira também ressaltou na abertura do evento a importância da inovação dentro de um processo de modernização que o Judiciária passa.  A presidente destacou também a importância da integração entre os magistrados do 1º Grau e a Administração da Justiça gaúcha.

"O evento é muito importante, tendo em vista que o Judiciário gaúcho está passando por uma fase de transformação com a digitalização dos processos físicos e o ingresso na era 100% digital, que já está bem próxima e requer novas rotinas e orientações necessárias para que possamos continuar prestando os melhores serviços aos jurisdicionados,

O Corregedor-Geral da Justiça, Desembargador Giovanni Conti, por sua vez, informou que 159 magistrados que dirigem os seus Foros estão reunidos no local, buscando cada vez mais ampliar o intercâmbio de propostas e divulgando projetos importantes que estão sendo implementados pela Administração. "Vamos tratar de assuntos de interesse comum entre todos os participantes e de iniciativas que possam aperfeiçoar ainda mais os trabalhos desenvolvidos pela nossa Justiça como, por exemplo, a digitalização de processos físicos, que deverá estar concluída em todo o Rio Grande do Sul até o final do primeiro trimestre do próximo ano", disse ele.

A Diretora do Foro da Comarca de Restinga Sêca, Juíza Juliana Tronco Cardoso, em sua manifestação, elogiou a iniciativa de promover um encontro inédito no interior do Estado, através do qual os magistrados poderão debater pessoalmente as principais atividades desenvolvidas pelo Judiciário. "Este intercâmbio de ideias é muito importante para o 1º Grau e queremos agradecer pela oportunidade promovida pelo Encontro", ressaltou no evento.

Também participaram da cerimônia de abertura do Encontro, o Presidente da Câmara Municipal de Restinga Sêca, Vereador Tiago Cantarelli, a Defensora Pública Tamara Agostini, o Presidente da Subseção da OAB em Agudo, Jonas Marchesan Sartori, além do 1º Vice-Presidente e Presidente do Conselho de Informática do TJ, Desembargador Alberto Delgado Neto, do 2º Vice e Presidente do Conselho de Comunicação Social, Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, da 3ª Vice, Desembargadora Lizete Andreis Sebben,  da Presidente do  Conselho de Administração, Planejamento e Gestão, Desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, do Presidente da AJURIS, Desembargador Cláudio Luís Martinewski, e do Presidente da Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT) e Vice-Presidente da Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT),  Roberto Cervo Melão. Prestigiaram também a solenidade a Diretora do Foro da Comarca de Porto Alegre, Juíza Alessandra Abrão Bertoluci, os Juízes-Assessores da Presidência Luís Antônio Behrensdorf Gomes da Silva, Luiz Felipe Severo Dessessards e José Pedro de Oliveira Eckert, a Juíza-Corregedora Coordenadora Cristiane Hoppe, a Juíza-Corregedora Coordenadora Adjunta Geneci Ribeiro de Campos, além do Diretor-Geral do TJ, Sandro Borba, do Assessor da Presidência e representante do Conselho de Relações Institucionais do TJ, Ivandre de Jesus Medeiros, juntamente com Juízes-Corregedores, magistrados e servidores da Justiça gaúcha.
Fonte: Famurs.

Comentários