Grupo2.jpeg

Primeiro curso do Programa Progredir é concluído em Faxinal do Soturno

Bordado Livre é o primeiro curso do Programa Progredir Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO concluído em Faxinal do Soturno. O curso, ministrado pela Doutora em Geografia da UFSM Elisângela Lopes da Silva, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia, teve início em abril e foi concluído na segunda-feira, 20 de junho. O último encontro foi para confraternizar e fotografar os bordados feitos pelas cursistas em pontos turísticos do Município, como no Mirante do Cerro Comprido, na Ermida de São Pio e no Santuário Mãe Rainha.

Para a professora Elis, que teve como principal inspiração o patrimônio natural e cultural do Geoparque Quarta Colônia, a intenção do curso era perceber as paisagens do Município e transformá-las em bordado. “Começamos bem devagar, ponto por ponto. Elas aprenderam todas as técnicas do bordado livre e hoje, ao final do curso, estão apresentando esse resultado lindo. Para mim é motivo de muito orgulho ver a evolução delas, desde os primeiros pontos, o primeiro bordado, e hoje ver uma paisagem toda bordada. Agora elas estão prontas para bordar todas as paisagens que quiserem”, contou.

Cleonice Brezolin, 60 anos, moradora do Sítio dos Mellos, é uma das 17 alunas que concluíram o curso. “Na minha idade pensei que já não teria mais como fazer essas coisas, mas eu vejo que estou apenas começando, sempre há tempo. O que aprendi foi maravilhoso, até já desenvolvi uns trabalhos e estou vendendo”, relatou. Além de agradecer o coleguismo das cursistas e o trabalho desenvolvido pela professora, Cleonice destacou que o apoio da Prefeitura Municipal e do Geoparque Quarta Colônia com o transporte e o material para os bordados, foi fundamental para a conclusão do curso.

Alguns bordados feitos pelas cursistas serão comercializados na 28ª Feicoop, que ocorrerá de 15 a 17 de julho, em Santa Maria. Além disso, é possível entrar em contato direto com as participantes do curso ou com a Secretaria de Assistência Social para conhecer os trabalhos.

 


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno

Comentários