WhatsApp Image 2022-05-10 at 19.16.23.jpeg

Sindilojas Região Centro doa bicicletas infantis para Programa Educação para o Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana de Santa Maria

O Sindilojas Região Centro entregou, na manhã dessa terça-feira, 10/05, três bicicletas infantis à Secretaria de Mobilidade Urbana de e Santa Maria. A doação é para viabilizar a etapa lúdica do projeto “Educação para o Trânsito”, que trabalha educação no trânsito junto a crianças do ensino fundamental.

O secretário de Mobilidade Urbana, Irion Ponce, recebeu as bicicletas, acompanhado da coordenadora do Programa Trânsito para a Vida, Lucimar Garcia de Sá, e da coordenadora do Programa Educação para a Vida, Ivanês de Deus. Além do Presidente Ademir José da Costa, representaram o Sindilojas a diretora Ângela Saccol Bagolin e o diretor Daniel Dallasta.

 

O Programa Educação para o Trânsito

O Programa Educação Para o Trânsito tem por objetivo despertar a consciência de crianças e pré-adolescentes para responsabilidade no trânsito através de palestras e atividades de vivência lúdica. “O objetivo é construir uma nova consciência. Plantar uma sementinha para que o trânsito seja pautado pela paz. Quando estimuladas, as crianças são disseminadoras dessa ideia”, explica a coordenadora, que é pedagoga, Ivanês de Deus. O projeto é desenvolvido junto às escolas que podem solicitar as atividades que mais se encaixam com a realidade e faixa etária de seus alunos.

 

Trânsito para a Vida

O “Educação para o trânsito” integra o Programa Trânsito para a Vida, que consiste em um projeto de análise e interpretação de dados do trânsito em Santa Maria os transforma em ações capazes de mudar a realidade apontada pelos números. “Todos os acidentes de trânsito em Santa Maria, sejam com ou sem vítimas fatais, são analisados e os dados interpretados regem as ações da Secretaria. Sejam blitzes, mudanças na infraestrutura ou ações educativas”, explica o secretário Ponce.   

 De acordo com a coordenadora do “Trânsito para a Vida”, Lucimar Garcia Sá, todos os dados são colhidos, interpretados e entregues aos órgãos competentes responsáveis pelo trânsito não só de Santa Maria, mas também entorno, como Daer, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Rodoviária Estadual. “Apenas Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul e Passo Fundo, além de Santa Maria, desenvolvem este programa, em todo o Estado. Isso, além de salvar vidas, reduzir acidentes, também desonera os cofres públicos”, explica Lucimar.

Com a afirmação, Lucimar se refere aos gastos que municípios, Estado e União têm com os acidentes de trânsito. A estimativa é de que cada acidente de trânsito custe cerca de R$ 23 mil reais aos cofres públicos. Quando se tem uma vítima fatal, o número sobe para R$ 600 mil. Em 2021, foram 321 mil mortes no trânsito em todo o Brasil. E a projeção é de que, por ano, 3% do PIB brasileiro seja gasto com acidentes de trânsito.

“Os prejuízos físicos, emocionais e psicológicos que os acidentes de trânsito trazem às pessoas são evidentes e gravíssimos. Mas é sempre bom lembrarmos e pararmos pra pensar desse outro lado. Do prejuízo fiscal que eles trazem aos cofres públicos”, finaliza Lucimar.

 


  • Informações Sindilojas Região Centro
  • Texto e foto: Guilherme Bicca

Comentários