umafoto.jpg
cinco.jpg
duasfoto.jpg
quatro.jpg
tresfoto.jpg

Restinga Sêca se prepara para se tornar referência turística nacional em Águas Termais

Na tarde desta terça-feira, a reportagem do Tribuna acompanhou a visita feita por Comitiva às obras do Parque Termal e Resort, no Recanto Maestro. A ação foi organizada pela Prefeitura de Restinga Sêca em parceria com a ACI/CDL da cidade. Integravam o grupo o prefeito Paulo Salerno, secretários do município, representantes do legislativo e empresários locais.

Serão investidos cerca de 70 milhões de reais pela empresa Agroturismo Recanto no projeto do Parque Termal e Resort. Ele conta com sete piscinas (uma infantil e duas piscinas internas) e 358 apartamentos distribuídos em seis torres. As “Termas Romanas” terão a temperatura de 40°C, além de possuírem propriedades medicinais.

“Numa conversa com o prefeito, surgiu a ideia de promover essa visitação para que as pessoas tomem conhecimento do que se está fazendo aqui no Recanto. A expectativa é de que o Parque Termal e Resort atraia cerca de 1000 pessoas durante a semana e 2000 nos finais de semana.”, introduz Paulo Barrios, representante da Agroturismo Recanto, que conduziu a visitação.

“No dia 14 de dezembro está programado para acontecer evento-teste. Já em 2019 pretendemos estar com o Parque Termal aberto ao público em geral.”, revela o representante enquanto acompanhava a comitiva à beira do canteiro de obras. Rubens Dotto, o colaborador mais antigo da Agroturismo Recanto, esteve junto à comitiva por boa parte da visitação:

“As obras estão em ritmo acelerado. Seria bom ver a reação de Antonio (Meneghetti) ao ver seu legado se transformando”, confessa Dotto (amigo de Antonio Meneghetti, fundador do Recanto Maestro). Além do Complexo Termal, há obras e projetos adjacentes que também devem integrar o empreendimento: Churrascaria; Posto de Combustível e uma empresa de produtos de beleza.

Não obstante a isso, ao em torno do Parque, é possível verificar plantações de Oliveiras. O Engenheiro responsável, Fabrício Carlotto, afirma que até 2022 a safra atingirá o tempo de maturação para a comercialização. Serão 80 hectares ao todo ocupados pela árvore.

Durante a visita, também foi apresentado um plano para qualificar a mão de obra local visando atender à demanda que o Parque Termal e Resort exige:

“Já na próxima semana teremos mais informações sobre os cursos que disponibilizaremos de qualificação profissional. Serão ofertados de maneira gratuita cursos nas áreas de Inglês, Espanhol, atendimento ao público, culinária, hotelaria, jardinagem, garçom e boas práticas profissionais. Precisamos preparar profissionais para lidar com o público”, salienta Barrios aos membros da comitiva enquanto estes observavam atentamente a obra e o movimento do maquinário empregado na construção.

“A gente reconhece a grandeza deste projeto na comunidade do Recanto do Maestro. Ficamos felizes em ter um empreendimento deste porte em nosso município”, reconhece o vereador Nelson Trindade (PDT). Atualmente, as empresas sediadas na comunidade já correspondem a 59% do valor do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (I.S.S.Q.N.) arrecado por Restinga Sêca. O prefeito Paulo Salerno (MDB) projeta o impacto que o Complexo Termal (Parque e Resort) terá na economia local:

“Será uma mudança muito grande na realidade do município. É de uma magnitude imensurável para nossa realidade. O futuro nos reserva muitas oportunidades através do turismo. É claro que temos que nos organizar para conceder a infraestrutura e logística que esta iniciativa demanda do município”, esclarece o Líder do Poder Executivo. “Há cerca de 200 restinguenses trabalhando no Recanto e pretendemos ampliar este número” completa.

A previsão é de que o Parque Termal esteja aberto ao público em janeiro de 2019. Já o Resort, será entregue no ano seguinte, em 2020. Nesta quarta-feira, ocorre reunião entre o Poder Executivo e Legislativo para debate sobre projetos que tangem incentivos fiscais às empresas que investem no Recanto Maestro.
 

Comentários