_DSC0038.JPG
_DSC0020.JPG
_DSC0011.JPG
_DSC0009.JPG

1º Fórum de Museus do Geoparque Quarta Colônia aconteceu em Faxinal do Soturno

O Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO, em parceria com o Ministério Público do Rio Grande do Sul, a promotoria de Faxinal do Soturno e em conjunto com a Comissão de Educação, Cultura e Comunicação do Geoparque Quarta Colônia, realizou o 1º Fórum de Museus do Geoparque Quarta Colônia.

O evento aconteceu na quinta-feira, 07/04, às 13h30, na Câmara Municipal de Vereadores de Faxinal do Soturno. O principal objetivo do Fórum foi apresentar um diagnóstico da realidade dos museus da Quarta Colônia e propor uma sugestão de política regional na área de museus.

A abertura do Fórum foi realizada pelo prefeito de Faxinal do Soturno e presidente do CONDESUS Clovis Alberto Montagner e pela Diretora do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO Jaciele Sell.

A programação do evento incluiu a participação do Promotor de Justiça de Faxinal do Soturno Dr. Claudio Antonio Rodrigues Estivallet Junior, que falou sobre a responsabilidade dos poderes públicos com o patrimônio histórico cultural; da Profa. Dra. Maria Medianeira Padoin da UFSM, responsável pelo projeto de extensão Geoparque Quarta Colônia: Patrimônio Histórico, Memória, Educação e Preservação, que fez a apresentação do diagnóstico dos museus dos municípios da Quarta Colônia; e do Museólogo da UFSM Bernardo Duque de Paula, que apresentou uma proposta de construção de uma política de museus para a região do Geoparque Quarta Colônia. Também houve espaço para a manifestação dos representantes de cada município.

Além destas autoridades, também participaram do evento o prefeito de São João do Polêsine Matione Sonego, o Pró-Reitor de Extensão da UFSM Flavi Ferreira Lisboa Filho, a coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Patrimônio Cultural da UFSM Profa. Marta Borin, a Secretária da Educação, Cultura e Desporto de Faxinal do Soturno Simone Cancian Stieler, a Coordenadora de Cultura e Turismo de Faxinal do Soturno Vanessa Baccin, demais secretários, dirigentes e representantes dos setores de cultura e turismo dos municípios da Quarta Colônia.

 


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno

Comentários