ministrante do curso.jpeg
bodado livre.jpeg
primeiro curso.jpeg

Primeiro curso do Programa Progredir teve início em Faxinal do Soturno

Na manhã desta segunda-feira, 4/04, iniciou o curso Bordado Livre, o primeiro dos cinco cursos do Programa Progredir que serão ofertados em Faxinal do Soturno ao longo deste ano.

O curso de 50 horas será ministrado pela Doutora em Geografia da UFSM Elisângela Lopes da Silva, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Santa Rita de Cássia. Elis, como é conhecida, conta que aprendeu a bordar há três anos com a sua mãe. A sua principal inspiração para o curso é o patrimônio natural e cultural do Geoparque Quarta Colônia Aspirante UNESCO.

Ao todo, 27 mulheres estão inscritas no curso de bordado, que tem previsão de conclusão em junho. Algumas alunas já têm experiência com trabalhos artesanais, mas outras estão iniciando do zero.

Dentre os principais objetivos das participantes estão: aprender a técnica do bordado, ocupar o seu tempo e gerar renda através de um trabalho de valorização do patrimônio da região. As alunas inscritas recebem o material para a elaboração do curso. Além disso, os seus filhos ficam com uma cuidadora no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

De acordo com o secretário de Assistência Social Eduardo Garlet Prestes, os próximos cursos ofertados no Município são "Do mato ao prato: geleias, biscoitos e outras delícias com frutas nativas", com início no dia 13 de abril e "Aplicação da Paleontologia da Quarta Colônia em artesanato e trabalhos manuais", que deve iniciar no dia 11 de maio.

Os faxinalenses que tiverem interesse ainda podem se inscrever no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) ou na Secretaria de Assistência Social. 

 


Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Faxinal do Soturno

Comentários