,
Inauguração prédio do futuro curso de graduação bacharelado em Ciências Gastronômicas e Cultura Alimentar da AMF
Inaugurado na manhã do último sábado, 26/03, o prédio do futuro curso de graduação bacharelado em Ciências Gastronômicas e Cultura Alimentar da AMF, Antônio Meneghetti Faculdade.
A TV Tribuna realizou a transmissão da cerimônia. Acompanhe através do Facebook do Jornal Tribuna de Restinga
O prédio inaugurado traz um ambiente físico de alto padrão para ensino e prática profissional e está sendo chamado de prédio anexo AMF 4, com 2.590,76m2, constituído de dois andares, projetado exclusivamente para comportar o Bacharelado em Gastronomia. Foi construído com base aos padrões estruturais de alta e moderna arquitetura, para que o empreendimento ofereça uma qualidade de formação de elevado nível em prol da excelência do ambiente de ensino-aprendizagem.
A proposta é criar um centro de excelência no conhecimento das ciências gastronômicas e da cultura alimentar. O corpo docente será composto de professores não só do Brasil, como também, da Itália, e América Latina.
Para amparar a visão do programa, foi criado um Manifesto de Valor do Curso, apresentando, entre seus objetivos, a conscientização do impacto das escolhas alimentares, em função da clareza nas informações dos produtos alimentares; acesso à cultura da alta cozinha como propulsora da saúde através da sensorialidade alimentar; respeito à territorialidade e proteção à diversidade local; manutenção da biodiversidade e aperfeiçoamento da saúde humana e, convivialidade e hospitalidade em torno da cultura do saber fazer e saber servir.
Além disso, a formação dos estudantes oferecida pelo Bacharelado em Gastronomia será baseada nos pilares educacionais que fundamentam todos os cursos de graduação da AMF para formação integral do aluno, bem seja: internacionalidade, estudo, trabalho, alta moralidade e ciência. O foco na formação empresarial e de liderança também estará presente. Para incentivar a internacionalização, algumas aulas serão ministradas em Italiano e Inglês.
Entre os diferenciais do curso está o incentivo ao desenvolvimento da vocação regional e local na produção de alimentos, com destaque para a cultura de arroz e oliveiras, o que influencia sobremaneira o domínio de uma técnica específica e a presença de profissionais que possuam um saber fazer voltado à produção alimentícia, e na qual se observam as práticas de gestão ambiental socialmente responsáveis.
Alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e aos princípios da pedagogia ontopsicológica, o projeto do curso contempla disciplinas específicas voltadas para a cultura alimentar considerando as influências das diversas etnias, culinária indígena e quilombola. Destacam-se, ainda, os projetos “Semeando o Futuro” e “Cultivando o Saber Fazer”, promovidos pela Fundação Antonio Meneghetti (www.fundacaoam.org.br), os quais incentivam a produção local e o respeito e proteção à terra e que estarão integrados ao aprendizado dos alunos do Bacharelado em Gastronomia.
Ressaltando a importância de capacitar os jovens ao mercado de trabalho, serão oportunizadas diversas ocasiões de atuação prático-profissional durante a formação superior. O corpo docente é composto por profissionais reconhecidos pela atuação prática na profissão, unindo a sólida formação acadêmica à práxis profissional nas disciplinas que ministram. Desse modo, valoriza-se o “notório saber” docente. A previsão é que o Bacharelado em Gastronomia da AMF abra as inscrições para vestibular no segundo semestre deste ano de 2022.
Mais informações: www.faculdadeam.edu.br
Informações da assessoria de imprensa da Antonio Meneghetti Faculdade
Comentários