264598722_1831079170433151_5158319473900974567_n.jpg

Deputado Heitor Schuch: Avaliação do ano e desafios para 2022

Segundo ano de pandemia, 2021 não foi nada fácil, porém o avanço da vacinação é a grande vitória que derrubou os casos de Covid no Brasil e permitiu a retomada das atividades. Para o deputado Heitor Schuch (PSB/RS), essa pandemia mostrou muitas coisas, entre elas a eficiência do SUS e a necessidade do seu fortalecimento cada vez maior.

Saúde é prioridade, por isso o parlamentar destina sempre mais de 50% das emendas do mandato para essa área, com destaque na região para a construção do Centro Médico do Cisvale, em 2018, e agora o Centro Médico Regional em Sobradinho, que irá atender o Centro Serra. “Nosso sonho era que cada região do Estado pudesse contar com um centro médico desse porte, para que as pessoas não precisassem mais percorrer grandes distâncias em busca de consultas especializadas e redução da fila de espera por esse tipo de atendimento”.

Na avaliação do parlamentar, o desafio agora no Brasil é a retomada do desenvolvimento econômico, com a abertura de novos negócios e a geração de empregos. Schuch vem trabalhando junto aos governos federal e estadual por medidas de estímulo ao consumo, e uma educação de qualidade. Um impeditivo para isso, no entanto, é a volta da inflação e os aumentos da taxa Selic, que farão com que a política monetária deixe de ter o papel de estimular a atividade econômica.

Exemplo desse cenário é a alta desenfreada nos custos de produção, no caso da agricultura com aumento de até 160% em alguns insumos básicos, que irão se refletir na redução da safra e impacto no preço final dos alimentos ao consumidor, que também já vem sendo penalizado com sucessivos reajustes nos combustíveis, gás e energia elétrica.

O deputado vem liderando um grupo de parlamentares e lideranças que cobram do governo ações efetivas para conter esse descontrole de preços, para que a retomada da economia possa acontecer no país.

 

Temas em destaque na Câmara

Entre os tantos temas encaminhados na Câmara neste ano, pode-se destacar: fraudes no crédito consignado, aumento dos repasses para o FPM, contra a PEC 188 que extingue 226 municípios gaúchos, projeto de incentivo à regularização de terras, pagamento do 14º salário para aposentados, suplementação de recursos do Plano Safra, combate aos supersalários, primeira Semana da Agricultura Familiar, reforma política, entre outros.

Comentários