Município de Restinga Sêca oferece Programa de Próteses Dentárias pelo SUS
Para muitos, o sorriso é o cartão de visita, a alma, a alegria. Porém, muitas pessoas não podem sorrir com tanta facilidade.
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde, O Brasil tem cerca de 11% da sua população sem nenhum dente, o que corresponde a um montante de 16 milhões de pessoas. Entre as mulheres, essa porcentagem sobe para 13,3% e, entre os homens, cai para 8,4%. Das pessoas com 60 anos ou mais, 41,5% já perderam todos os dentes. Em Restinga Sêca, essa realidade também existe, porém, com auxilio da Secretaria Municipal de Saúde, algumas pessoas já estão podendo sorrir de novo.
Como a Marilene Martins, de 56 anos, que ficou por cerca de dois anos sem dentes por falta de condições de colocar uma prótese. Ela fez a inscrição no Programa de Próteses Dentárias, que, através de repasse do Ministério da Saúde, presta assistência integral em saúde bucal. Pela primeira vez o município de Restinga Sêca oferta este serviço pelo SUS. Desde maio de 2021, 185 pacientes já receberam suas próteses totais ou parciais.
Segundo Marilene, ela retomou a vontade de sorrir: “Antes eu ficava constrangida, tinha vergonha de me aproximar e falar com as pessoas, e isso também prejudicava a minha saúde e alimentação. Hoje eu consigo sorrir e me alimentar bem, e até mesmo tenho mais oportunidades de conseguir emprego”, destacou.
“Recuperar a autoestima dos nossos cidadãos também é essencial à saúde e ao desenvolvimento do nosso município. Buscamos todos os dias trabalhar para atender as demandas dos nossos pacientes para que eles tenham uma vida digna e mais feliz”, destacou a Secretária de Saúde, Jocelaine Brauner.
Como acessar o programa
O paciente que necessite acessar o programa, deve procurar uma Unidade de Saúde, que realizará a avaliação odontológica e fará o cadastro.
Dados: diante da demanda pelo serviço reabilitador protético e na perspectiva da assistência integral em saúde bucal, o Ministério da Saúde passou a financiar, desde 2005, o credenciamento de Laboratório Regional de Prótese Dentária (LRPD). Esse estabelecimento realiza o serviço de prótese dentária total, prótese dentária parcial removível e/ou prótese coronária/intrarradiculares e fixas/adesivas.
Município com qualquer base populacional pode ter o LRPD e não há restrição quanto sua natureza jurídica, ou seja, a Secretaria Municipal/Estadual de Saúde pode optar por ter um estabelecimento próprio (público) ou contratar a prestação do serviço (privado).
O Ministério da Saúde repassa um recurso mensal aos municípios/estados para confecção de próteses dentárias, de acordo com uma faixa de produção. Mais informações em acesse https://www.gov.br/saude/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/saude-bucal/atencao-especializada/laboratorios-regionais-de-protese-dentaria
Informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Restinga Sêca
Comentários