WhatsApp-Image-2021-10-12-at-23.22.41-800x445.jpeg

Feira do Livro de Santa Maria: Experiências dos corpos diante do mundo tecnológico é a reflexão instigada por Carolina Berger no Livro Livre

Refletir sobre o avanço da tecnologia, nossa relação com ela e nossa interação com o corpo que habitamos. Essa foi a reflexão que trouxe a palestra-experiência “O Restauro da presença e a consciência digital: a experiência do Ser no mundo através do corpo”, de Carolina Berger. Para entender as questões atuais, Carolina Berger, artista multiplataforma, começou sua fala através de quem estuda as evidências de nossos ancestrais.

O ser humano cria códigos, técnicas e saberes. E as máquinas que se utilizam da inteligência artificial (IA) são o compilado de tudo que produzimos. Para compreendermos melhor tudo o que somos capazes conceber, Berger nos apresentou Sophia, uma robô com IA, definida como uma plataforma e obra de arte, que é capaz de identificar sons, ruídos, imagens e até sensações. Essas capacidades que ela tem, é o que cria sua personalidade e sua forma humana, buscando que ela tenha sensibilidade, emoções e memórias.

A artista disse que estamos dependentes de códigos e informações do mundo virtual, porém, é na transparência que podemos expandir. “Se tem a ideia que a máquina é algo que nos faz crescer, em sabedoria e conhecimento. E atualmente nós estamos funcionando para a máquina”, critica. No fim da apresentação, Berger falou da realidade aumentada na perspectiva de nos fazer movimentar pelos espaços. Foram disponibilizados para a plateia do Theatro Treze de Maio adesivos que, acessados através do navegador, permitem ver uma passista digital, que nos motiva a também dançarmos.

A Feira do Livro ocorre até 16 de outubro, com programação híbrida na Praça Saldanha Marinho, no Theatro Treze de Maio e nas redes sociais da Feira. Na noite de 12 de outubro o Livro Livre terá o espetáculo‘No Tempo Encantado das Estações’ (Cia de Palhaços Clowncando). O público poderá acompanhar pela transmissão nas redes sociais da Feira do Livro de Santa Maria e também no Theatro Treze de Maio.

Comentários