malala.jpeg
aluno cerimonialista.jpg

Abertura da XIII Feira do Livro e Mostra de Projetos da E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo aconteceu nesta quinta

Nesta manhã (23) aconteceu a cerimônia de abertura da XIII Feira do Livro e Mostra de Projetos da E.M.E.F. Leonor Pires de Macedo. O tema deste ano é a "Família" e como patronesse, a "Família Leonorpirense". O evento contou ainda com a ilustre participação de Carlos Yuri Bernardes, 11 anos, estudante da sétima série da instituição como cerimonialista da feira (foto secundária). O jovem foi o responsável por ler ao público presente o discurso apresentando as atrações da edição deste ano e também anunciar as autoridades e/ou apoiadores que iriam discursar durante o ato solene.

A diretora da escola, Vera Lúcia Spat, que esteve nas 13 edições da feira, alega que "é um sentimento de realização, e compromisso. Os alunos estão cada vez mais empenhados no desenvolvimento das atividades da escola. Eles crescem junto com a escola. A gente vê o nosso trabalho amadurecendo ao longo desses 13 anos. O trabalho está se expandido e atualmente contamos com grandes apoiadores como a Sicredi, Cotrisel. Ver o resultado disso me engrandece" completa a diretora.

Estiveram presentes na ocasião a Secretária de Educação de Restinga Sêca (Antonina Garcia Cavalheiro) e sua equipe, o prefeito Paulo Salerno, além do Presidente do Comitê Gestor do Programa União Faz a Vida (P.U.F.), Vicente Cirolini e Renato José Marin, Conselheiro de Administração da Sicredi  Região Centro.

Do mesmo modo, prestigiou a solenidade a homenageada na "Caminhada da família em comemoração aos 20 anos de carreira da maratonista Márcia Cavalheiro", agendada para este sábado (25), às 10h, Márcia Garcia Cavalheiro, maratonista restinguense. "Fiquei muito feliz com a homenagem e tive a honra de representar Restinga Sêca durante os 20 anos de minha carreira. Parabéns à escola por essa belíssima feira" complementa Márcia. A atleta dispõe de mais de 800 troféus conquistados ao longo de sua atividade.

A Secretária de Educação, Antonina Garcia, vê a feira como fundamental para os pequenos conhecerem a importância do livro na educação: "Nos dias de hoje em que temos tantos meios de comunicação,às vezes o livro é deixado de lado. O livro registra o conhecimento em largo tempo. O livro está na escola e é importante que o livro não seja esquecido. A escola é um lugar que o livro deve estar presente sempre".

Vicente Cirolini, Presidente do Comitê Gestor do Programa "União Faz a Vida (P.U.F.) afirma que é muito gratificante apoiar o desenvolvimento da educação: "O Projeto União Faz a Vida visa justamente isso: que as crianças consigam mostrar que são capazes. Estamos com eles para mostrar que é possível fazer. As pessoas são capazes. A escola Leonor Pires de Macedo tem um rico histórico em ações nesse sentido. Nós não poderíamos deixar de comparecer hoje."

Para oficializar a abertura da 13° Feira do Livro e Mostra de Projetos da escola, houve o discurso do prefeito Paulo Salerno (PMD) que encerrou a cerimônia: "Sempre é importante considerar o gosto da leitura. As feiras dos livros realizadas por nossas escolas são de fundamental importância para esse fim. Sempre colaboramos no que compete à administração pública municipal, pois entendemos que esses eventos são fundamentais para o incentivo à leitura de nossos jovens". O líder do Poder Executivo aproveitou a oportunidade para verificar a conclusão da instalação de grade no entorno do local e melhorias no calçamento em frente à escola: "Recuperamos o muro, instalamos o gradio e reformamos o calçamento. Ela está 95% pronta. Durante a semana será feito ajustes finais."

Confira a programação:

Quinta-feira, 23/08

Local: Escola

Público: Alunos

Tarde (14h às 17h)

  • Soletrando;
  • Cantinho dos Contos/Biblioteca Pública Municipal Padre Gabriel Bolzan;
  • Apresentações artísticas do Projeto Recanto do Sol.

Noite (17h às 20h)

  • Visitação à Mostra de projetos das turmas;
  • Apresentação da Orquestra Jovem Recanto Maestro.

Sexta-feira (24/08)

Local: Escola

Público: Alunos

Manhã (9h às 12h)

  • Oficinas unhas, fotos, chás;
  • Integração com a APAE.

Tarde (14h às 16h)

  • Brincadeiras com professores e alunos dos anos iniciais;
  • Mateada com professores e alunos dos anos finais.

Sábado (25/08)

Local: Avenida Júlio de Castilhos

Público: Livre

Manhã (10h às 11h)

  • Caminhada das famílias em comemoração aos "20 anos de corrida da maratonista Márcia Garcia Cavalheiro" (Caminhada pela Avenida Júlio de Castilhos, com saída às 10h da Antiga Prefeitura, até a Praça Domingos Mostardeiro).

Comentários