Post Rosa e Branco de Apoio ao Outubro de Rosa para Redes Sociais.png

outubro rosa mês de conscientização sobre o câncer de mama e câncer de colo de útero

Chegamos em outubro. Mês que possui um objetivo muito importante, de conscientizar, e alertar, sobre a  importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e, também do câncer de colo de útero. 

Quando o câncer é diagnosticado precocemente as chances de cura aumentam significativamente. Por isso que o autocuidado é tão importante. 

A maneira mais fácil de diagnóstico precoce do câncer de mama é o autoexame. O exame clínico realizado por profissionais da saúde também permite que sejam identificadas alterações na mama. A mamografia é o principal exame que permite descobrir o câncer em seus primeiros estágios.

O câncer de colo de útero é causado por infecções não tratadas, a maior parte provocada por alguns tipos de Papilomavírus Humano, o HPV. 

A boa notícia é que para se proteger do HPV existe uma vacina. Essa vacina é disponibilizada no sistema público de saúde para meninas entre 9 e 14 anos e, para meninos de 11 a 14 anos.

Também é muito importante que os exames de rotina sejam feitos com frequência, como o citopatológico, mais conhecido como preventivo, pois ele é a principal forma de ter o diagnóstico precoce da doença ou detectar lesões iniciais antes que evoluam para o câncer. 

Você está se cuidando?

Cuide-se. Previna-se.

Comentários