WhatsApp Image 2021-09-25 at 7.28.35 PM (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-09-25 at 7.28.35 PM.jpeg
WhatsApp Image 2021-09-25 at 7.28.34 PM (2).jpeg
WhatsApp Image 2021-09-25 at 7.28.34 PM (1).jpeg
WhatsApp Image 2021-09-25 at 7.28.34 PM.jpeg

Frente Parlamentar das Oliveiras irá incentivar a produção de Oliveiras no Rio Grande do Sul

Foi instalada nesta sexta-feira, 24/09, a Frente Parlamentar das Oliveiras, no Recanto Maestro, que tem por objetivo dar visibilidade à produção de oliveiras feita no Rio Grande do Sul.

Na linha de frente estão o Deputado Estadual, Beto Fantinel (MDB), o Conselheiro Honorário da Fundação Antonio Meneghetti, Roberto Argenta, e o Presidente do Instituto Brasileiro de Olivicultura, Renato Fernandes.

Segundo o Deputado Estadual, Beto Fantinel (MDB) além de disseminar a cultura da produção das Oliveiras será possível agregar valor às pequenas propriedades produtoras. “É um cultivo que tem a possibilidade de substituir o tabaco pelo ganho por hectare, além de ser conjugado com o turismo que é uma das crescentes desta região”, afirma o deputado.

Novos produtores que possuem o interesse em saber mais sobre a produção de oliveiras podem procurar a Fundação Antonio Meneghetti. Cerca de 30 novos produtores já irão se beneficiar com os incentivos da Frente Parlamentar.

Também integram a Frente Parlamentar os deputados Ernani Polo, que ocupa a vice-presidência, Gabriel Souza (MDB), presidente da Assembleia Legislativa, Patrícia Alba (MDB), Clair Kuhn (MDB), Carlos Burigo (MDB), Vilmar Zanchin (MDB), Dalciso de Oliveira (PSB), Ruy Irigaray (PSL), Gilberto Capoani (MDB), Giuseppe Riesgo (NOVO), e os secretários estaduais de Turismo e de Desenvolvimento Econômico, Ronaldo Santini (do PTB e deputado federal licenciado) e Edson Brum (MDB).

O encontro também contou com a presença de técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que farão apresentação sobre a Produção Integrada Agropecuária — um sistema de produção rural sustentável e certificado, que utiliza a bioeconomia para conectar o meio ambiente à produção. Banrisul e BRDE também devem enviar representantes para esclarecer e oferecer apoio às linhas de crédito.

A Frente Parlamentar irá injetar autoestima ao setor por meio da instalação de grupos de trabalho que contemplarão incentivos fiscais, acesso ao crédito rural, suporte técnico, produção de mudas e extensionistas, para esclarecer e ampliar a diversificação no cultivo na matriz produtiva agrícola. Além de habilitar novos produtores, principalmente na agricultura familiar de pequeno e médio porte.

Comentários