




Empossado o oitavo Bispo da Arquidiocese de Santa Maria
Foi realizado na manhã de domingo (15) no Santuário-Basílica da Medianeira, em Santa Maria, a posse do novo arcebispo, Dom Leomar Brustolin.
A Celebração Eucarística e de Posse Canônica foi escolhida no dia 15 de agosto, pelo antigo arcebispo Dom Hélio Rubert, ocorreu junto a outras datas importantes para a comunidade católica. Neste dia se comemorou a Assunção de Maria Santíssima, a celebração dos 111 anos da criação da Diocese de Santa Maria, aniversário de Dom Leomar e Inauguração do Santuário-Basílica.
Com o intuito de cumprir os protocolos sanitários, exigidos pelo momento pandêmico que ainda vivemos, a celebração presencial foi restrita a representantes do clero, religiosos, leigos, autoridades, imprensa e convidados. A participação na Celebração Eucarística foi mediante apresentação de convite ou credencial.
Biografia do segundo Arcebispo de Santa Maria
Dom Leomar Antônio Brustolin nasceu em 1967, em Caxias do Sul, RS. É filho de Léo e Maria Celeste Brustolin (in memoriam).
Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul e Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Foi ordenado presbítero do clero da Diocese de Caxias do Sul em 1992. Realizou Mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (1993) e concluiu o doutorado em Teologia pela Universidade San Tommaso - Roma (2000).
Foi pároco da Paróquia Santa Teresa, catedral diocesana de Caxias do Sul. Coordenou o curso de Formação Teológica para Leigos de Caxias do Sul (1993-2015). Integrou a equipe ecumênica da diocese. Coordenou os cursos de especialização em Ensino Religioso e Teologia Pastoral na Universidade de Caxias do Sul.
De 2005 a 2021, foi professor de Teologia na PUCRS, onde atuou como coordenador do Programa de Mestrado e Doutora- do em Teologia, com pesquisas e publicações nas áreas de Antropologia Teológica, Mariologia, Pastoral Urbana e Catequese. Foi Prefeito de Estudos da afiliação da Teologia da PUCRS com a Faculdade de Teologia da Pontifícia Universidade Lateranense, Roma (2008 a 2021).
Em 2015 o Papa Francisco nomeou-o Bispo-Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre e titular de Tigava. Foi bispo referencial do Vicariato de Porto Alegre (2015 a 2018), bispo referencial do Vicariato de Canoas (2019 a 2021). Coordenou a pastoral da Comunicação e foi bispo referencial para a Iniciação à Vida Cristã da Arquidiocese de Porto Alegre.
Atualmente, é bispo referencial da Comissão de Educação e Cultura do Regional Sul 3 da CNBB e membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB.
Tem 42 livros publicados, sendo sua última obra: Sob o olhar de Guadalupe, sinais do céu sobre a Terra. São Paulo: Paulus, 2021. (2. ed).
Informações e fotos: Arquidiocese de Santa Maria.
Comentários