1.jpg
Foto do Sítio Pivetta, que é o sitio de escavações que em parte está dentro do território de Restinga Sêca. Fotos: Projeto Dinorigin
2.jpg
4.jpg

Restos fósseis de dinossauros de 238 milhões de anos foram encontrados em território restinguense

Restos fósseis de dinossauros de 238 milhões de anos foram encontrados em território restinguense. As descobertas foram realizadas em um sitio de escavação em região próxima ao Município de São João do Polêsine. Assim, os restos fósseis de dinossauros também estão presentes dentro da área geográfica de Restinga Sêca. 

O Tribuna de Restinga conversou com o paleontólogo Sérgio Cabreira sobre essa descoberta. Cabreira começou a trabalhar com paleontologia em 1998, terminando seu Doutorado em 2009. O pesquisador participa do Projeto Dinorigin, iniciativa privada que ajuda a divulgar esta área cientifica e fomentar o turismo paleontológico. 

O paleontólogo relata que durante pesquisas foi encontrado um Marco geodésico que estava escondido na mata. E a partir desse local, dentro do sitio fossilífero, foi constado que o local onde foram encontrados os restos fosseis pertencia ao território de Restinga Sêca. 

“É uma área limite de São João do Polésine, mas é uma área que fica à esquerda passando morros, onde tem áreas da família Buriol, a família Pivetta. Nessa área, nós trabalhamos como se fosse São João do Polêsine, que é uma área fossilífera, mas com o achado do marco descobrimos que a área, onde se encontra o açude da família Pivetta, e que também tem os locais com presença de vestígios fósseis, se estende até o Município de Restinga Sêca”, disse o pesquisador. 

Cabreira diz que os materiais fósseis que eram coletados naquela área, e eram atribuídos a São João do Polêsine, mas que agora os pesquisadores já sabem que é uma área que pertence a Restinga Sêca. Os trabalhos paleontológicos e a coleta de pequenos vestígios fossilíferos vêm sendo coletados desde 2000. 

“Lá nessa área existem muitos materiais fósseis, mas, caracteristicamente, não são esqueletos completos, mas pedaços ou partes, são peças isoladas. Mas são materiais muito importantes e que facilmente reconhecemos como sendo de dinossauros”, completa. 

Com a descoberta Restinga Sêca passa a ser uma cidade dos dinossauros. 

“Isso é interessante para região, pois coloca o município na rota dos dinossauros. Naquele ponto haverá mais descobertas importantes”. 

Cabreira finaliza dizendo que a região das escavações e as rochas da Formação Santa Maria, e que inclui o Sítio Pivetta, estão todos incluídos no Guinnes Book, livro dos recordes, como a região onde estão os dinossauros mais antigos do mundo. 

“Isso é uma chancela internacional, um importante rótulo de cultura popular, que nos torna um importante atrativo turístico internacional”.    

Comentários