Fotos: Bruna Lima
Um aniversário mais do que especial
Liliam Machado, psicóloga, completou 40 anos na última terça-feira, dia 13 de julho, e teve uma comemoração muito especial nesse aniversário. Ela venceu a Covid-19 após 64 dias internada.
A psicóloga conversou com o Tribuna de Restinga durante uma pequena comemoração junto ao local onde tem o consultório e claro rodeada de amigos, colegas e familiares.
Ela conta que foi infectada no dia 28 de fevereiro de 2021 e saiu do hospital de Cachoeira do Sul , onde esteve internada, no dia 28 de abril. Ela ainda relata que não teve outros sintomas, somente a falta de ar.
“Começou com sintomas de bronquite, para mim eram os sintomas, mas aí eu fui até uma farmácia aqui da cidade e positivei. De lá já fui para Upa e fui internada, pois já estava com os pulmões comprometidos. Foram 45 dias entubada. Os meus irmãos e minha mãe também passaram pela internação, então foi um processo familiar e todos nós sobrevivemos”, contou.
Liliam relatou que após o período internada somente agora sua recuperação está mais tranquila.
“Agora o processo está mais tranquilo, mas eu sai com toda a minha coordenação motora comprometida, eu só mexia um braço e agora eu estou com os movimentos, só estou com um pouco de dificuldade de caminhar, mas diante de como sai estou muito bem”,
A saída da internação foi uma sensação de liberdade conforme Liliam.
“Liberdade, eu estou viva e nem acredito, é muito complicado, é saber que tu tens vida. E o que eu tenho dito para todas as pessoas, eu aprendi a valorizar as mínimas coisas, até o simples ato de escovar os dentes, por que isso foi uma das primeiras conquistas que tive ao retornar para casa”, disse.
A psicóloga já havia tomado a primeira dose da vacina contra a Covid-19.
“Isso segundo os médicos foi muito colaborativo, até por que isso contribuiu para a minha recuperação. Tomei uma semana antes de ser internada, e agora já tomei a segunda dose”.
E a aniversariante deixa um recado para quem ainda tem dúvida em tomar a vacina contra a Covid-19.
“Façam e fiquem tranquilos, nenhum sintoma, nenhuma reação que a dose possa dar é tão grave quanto as reações que o vírus pode causar para a tua vida. Então façam tranquilo. Elas dizem: “A vai da reação”, mas a reação não se compara aos prejuízos que a Covid pode dar se você tiver”, salientou.
E os próximos passos são a recuperação plena e a felicidade.
“Estou voltando para Restinga Sêca feliz e realizada”.
Comentários