194458562_4070233353084642_3797524475304751864_n.jpg
Foto: Divulgação Dom Leomar
Dom-Hélio-Adelar-Rubert-266x300.jpg
Foto: Dom Hélio Adelar Rubert/ CNBB Sul 3

Arquidiocese de Santa Maria com novo Arcebispo: Dom Leomar Antônio Brustolin

O Papa Francisco nomeou, nesta quarta-feira, 02 de junho, às 7h, meio-dia no Vaticano, como Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria, Dom Leomar Brustolin.

Sua posse ocorrerá em 15 de agosto, às 10h, no Santuário Basílica da Medianeira.

Ano passado, após completar 75 anos de vida, Dom Helio Adelar Rubert depois de 17 anos na história eclesiástica recebe com alegria a vinda de seu sucessor.

BIOGRAFIA

Leomar Antônio Brustolin nasceu no dia 15 de agosto de 1967, no município de Caxias do Sul (RS), a 128 km da capital Porto Alegre. Cursou Filosofia na Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), concluindo em 1990. Foi ordenado presbítero em 20 de dezembro de 1992. Obteve o mestrado em Teologia Sistemática na Faculdade Jesuíta de Belo Horizonte (MG), concluindo em 1993, e concluiu o doutorado em Teologia Sistemática na Pontifícia Università San Tommaso de Roma - Angelicum, Itália, em 2000.

Atuou na Diocese de Caxias do Sul até ser nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre – a ordenação episcopal ocorreu em 25 de março de 2015, na sua cidade de origem, sob a presidência de Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre.

Dom Leomar, atualmente, é professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e coordenador do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Teologia da PUCRS. Tem experiência na área de Teologia Sistemática, atuando em ensino, pesquisa e extensão com Antropologia Teológica, Catequética e Pastoral Urbana, coordena o Grupo de Pesquisa Antropologia Teológica, ética e pastoral e, desde 2015, é bispo Auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

Como autor, coautor e organizador já lançou dezenas de obras que abordam temáticas como Catequese, Mariologia, Escatologia, Pastoral e Ética, entre outros.

BRASÃO EPISCOPAL

In Verbo Tuo | Na tua palavra (Lc 5,5)

?A cor azul predomina e reflete o amor à Mãe de Deus. A cruz que divide o escudo em quatro campos indica a evangelização que deve ir a todas as direções. O alfa e o ômega, primeira e última letra do alfabeto grego, representam Cristo como princípio e fim de tudo (Ap 22,13); a Ele o tempo e a eternidade. As linhas onduladas abaixo de alfa simbolizam o mar da Galileia, onde Simão Pedro acolheu a Palavra de Cristo. Recordam igualmente as águas Guaíba. A concha é símbolo da escuta atenta, do ouvido de discípulo. A pérola é uma joia formada de uma ferida cicatrizada na ostra e remete a Cristo, por suas chagas fomos curados (Is 53,5). O lema expressa a missão episcopal como fidelidade e entrega total à Palavra que se fez carne (Jo 1,14).

Criação: Irmã Melânia, OSB (Mosteiro Nossa Senhora das Graças de Belo Horizonte - MG)

ATUAÇÃO

Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre

Bispo referencial para o Vicariato de Canoas

Membro da Comissão Pastoral para a Doutrina da Fé da CNBB Nacional

Bispo referencial para Educação e Cultura CNBB Regional Sul 3

Coordenador e professor do Programa de Pós-graduação em Teologia da PUCRS

Coordenador da Pascom da Arquidiocese de Porto Alegre

A Arquidiocese de Santa Maria recebe com alegria a sua nomeação como novo Arcebispo, agradecemos ao Papa Francisco por mais esta nomeação.

Agradecimentos também ao nosso que querido Arcebispo emérito Dom Helio Adelar Rubert com sua presença missionária de pastor deste rebanho até o presente momento. Sua caminhada até aqui, com tamanha colaboração à missão da Igreja, em particular na formação do clero, aponta-nos para a riqueza de frutos, dons e carismas disposta a serviço do Reino.

Pedimos as bênçãos e proteção de Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, padroeira do Rio Grande do Sul, nesta sua nova missão.

Os sete bispos em quase 111 anos de trajetória da diocese de Santa Maria

Dom Miguel de Lima Valverde (1912 -1922/ 1922-1923)

Dom Ático Eusébio da Rocha (1923-1928/ 1929-1931)

Dom Antonio Reis (1932-1960)

Dom Luiz Victor Sartori (1960-1970/ 1970-1971)

Dom Érico Ferrari (1971-1973)

Dom José Ivo Lorscheiter (1974-2004)

Dom Hélio Adelar Rubert* (2004 até o momento)

Paroco jair de Barros fez uma postagem em sua rede social saudando a chegada de Dom Leomar 

"Hoje, quarta-feira, 02 de junho de 2021, a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em comunhão com toda a Arquidiocese de Santa Maria, se alegra, agradece imensamente a nomeação de dom Leomar Antonio Brustolin, como Arcebispo da Arquidiocese de Santa Maria.

Dom Leomar é filho de Léo e Maria Celeste Brustolin, nascido em 15 de agosto de 1967, em Caxias do Sul. Aí mesmo iniciou seus estudos, depois, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte e doutorado em Roma, na Universidade San Tommaso. Como Padre da Diocese de Caxias, exerceu aí seu ministério de presbítero.

Como escritor e professor universitário, publicou muitas obras na área da Antropologia Teológica, da Mariologia, da Pastoral Urbana e da Catequese. Somam 28 livros...

Em 07 de janeiro de 2015, pelo Papa Francisco, foi nomeado bispo e ordenado dia 25 de março do mesmo ano, na catedral de Caxias, pelo atual Arcebispo de Porto Alegre, dom Jaime Spengler, O. F. M. Como lema episcopal tem: IN VERBO TUO = Na Tua Palavra.

Dom Leomar como bispo auxiliar, exerceu seu ministério até aqui, na Arquidiocese de Porto Alegre, com forte atuação no mundo da catequese e da cultura. É membro da Comissão para a doutrina da fé, na CNBB; referencial da Educação no Regional Sul 3; referencial da IVC na Arquidiocese de Porto Alegre; coordenador e professor na Pós Graduação da PUC - Porto Alegre; da Pós Graduação em Teologia e escritor nas áreas citadas acima.

Um pastor de coração. Zeloso pela Palavra, a Liturgia e a Catequese.

Pelos testemunhos chegados até o Chanceler, ganhamos um bispo, um homem sábio de Deus. Assim, que seja uma grande luz para iluminar as sombras, os desencontros e as insatisfações.

Dom Leomar, somos muito agradecidos pela caminhada que fizemos até aqui com dom Helio Adelar Rubert, mas no momento, precisamos de um Pastor que nos desafie, aponte caminhos. Como Padre sempre rezei nesta direção.

Dom Leomar Antônio Brustolin, seja bem-vindo e um abençoado pastoreio entre nós, nas terras da Mãe Medianeira e de um povo que tem sede..."

Trajetória de Dom Hélio Rubert
Dom Hélio nasceu no dia 11 de maio de 1945, no distrito de Segredo, do município de Sobradinho (RS). Cursou o ensino fundamental na escola municipal Nossa Senhora das Graças e o pré-seminário em Ivorá até o ano de 1957. Dos anos de 1958 a 1964 cursou o ensino médio no seminário menor São José em Santa Maria (RS). Em 1965, iniciou seus estudos de Filosofia no seminário maior Nossa Senhora da Conceição de Viamão, até 1967; em 1970 concluiu a Filosofia em Bagé. Em 1971 retornou para o Seminário de Viamão para os estudos de Teologia.

Foi ordenado sacerdote aos 18 de dezembro de 1971 em sua terra natal. Nos primeiros anos de vida sacerdotal dom Hélio foi vigário paroquial em Cachoeira do Sul, em 1972 e 1973. De 1974 a 1981 foi assistente, promotor vocacional e professor no Seminário Menor São José da Diocese de Santa Maria.

De 1982 a 1984 foi assistente dos seminaristas maiores em Viamão. Em 1985 foi vigário em Cachoeira do Sul novamente. Entre os anos 1985 a 1987 cursou o mestrado em Liturgia no Ateneu Santo Anselmo, em Roma. Retornando ao Brasil foi diretor espiritual e professor de liturgia no Seminário Maior de Viamão, de 1988 a 1992.

Nos anos de 1992 e 1993 foi pároco da Paróquia da Ressureição. Em 1994 foi nomeado reitor do Santuário Basílica Menor Nossa Senhora Medianeira, em Santa Maria, e professor de liturgia no Instituto Teológico de Santa Maria, até 1999.

Em 4 de agosto de 1999 foi nomeado pelo Papa João Paulo II para bispo-auxiliar da arquidiocese de Vitória (ES), com a sede titular de Flenucleta. Foi ordenado bispo aos 3 de outubro de 1999 pelo arcebispo dom Silvestre Luís Scandián. Dom Hélio escolheu como lema de vida episcopal: In caritate exemplum, cuja tradução é “Ser modelo no amor!” Tm 4, 12. Aos 24 de março de 2004, dom Hélio foi nomeado bispo da diocese de Santa Maria. Ele é o sétimo bispo de Santa Maria e o seu primeiro arcebispo, uma vez que a diocese foi transformada, em 2011, em arquidiocese.

Informações: Arquidiocese de Santa Maria, Padre Jair de Barros e CNBB Sul 3

Comentários