IMG-20210521-WA0046.jpg

SECRETARIA DE SAÚDE DISPONIBILIZARÁ ATENDIMENTO PSICOLÓGICO POR TELEFONE

A partir da próxima semana, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará um número de telefone celular para atendimento psicológico.

As consultas por telefone funcionarão nas quartas-feiras, das 8h às 12h e das 13h às 17h e serão destinadas a pessoas que estejam com Covid-19, ou já tenham passado pela doença e também para familiares dessas pessoas.

O telefone para contato é o (55)999616715 (somente ligações).

“Notamos que as pessoas têm demorado a retomar as atividades do cotidiano após serem diagnosticados com Covid-19. Algumas, que tiveram em estado mais grave da infecção, desenvolvem alguns sintomas de ansiedade e pânico, e, até mesmo, processos depressivos. Assim como familiares que passam pela situação de distanciamento, alguns, inclusive, perdendo entes queridos. Esse atendimento é uma linha de apoio para a saúde mental dessas pessoas”, destacou a secretária Jocelaine Brauner.

Segundo estudos da Fundação Osvaldo Cruz, existe evidências clínicas de que a Covid-19 pode desencadear transtornos mentais, psicológicos e neurológicos.

“É urgente realizar esforços para compreender a fisiopatologia da Covid-19, incluindo a infecção do sistema nervoso central e o risco de comprometimento da saúde mental, assim como os efeitos da pandemia em indivíduos saudáveis impactados pela situação de distanciamento social. Se nada for feito, provavelmente enfrentaremos uma nova ‘pandemia’ no futuro, relacionada à saúde mental”, afirma o imunologista Wilson Savino, pesquisador do Laboratório de Pesquisa sobre o Timo do IOC e coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Neuroimunomodulação (INCT-NIM) e da Rede Faperj de Pesquisa em Neuroinflamação, sediados no IOC. Fonte: https://portal.fiocruz.br/noticia/artigo-analisa-os-impactos-da-covid-19-na-saude-mental

Informações: Ascom Prefeitura de Restinga Sêca 

Comentários