Sem título.jpg
1.jpeg
2.jpg
3.jpg

Restinga Sêca, um novo destino

A natureza, o patrimônio cultural e as exuberâncias de Restinga Sêca são mostradas em um livro digital para o mundo.

Textos produzidos por alunos da Escola Dezidério Fuzer, de São Miguel, fazem parte da coletânea “Entre natureza e patrimônio cultural: as exuberâncias de Agudo, Nova Palma e Restinga Sêca”, lançado em 20 de janeiro de 2021, nos formatos e-book, livro impresso e podcast.

O trabalho é resultante do projeto “Ateliê de Textos Online”, do Centro de Artes e Letras da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em parceria com o projeto estratégico Geoparques, da Pró-Reitoria de Extensão da UFSM e municípios da Quarta Colônia.

O projeto foi desenvolvido em forma de oficinas de produção textual, desenho criativo e contação durante o segundo semestre de 2020. Participaram alunos dos anos finais do ensino fundamental de escolas públicas da região da Quarta Colônia, com apoio da equipe de trabalho constituída de acadêmicos de graduação e pós-graduação da UFSM, professoras de Letras e de Artes Visuais da UFSM e de professoras de Língua Portuguesa de algumas das escolas parceiras.

Da escola Dezidério Fuzer, o projeto contou com a colaboração da professora Cristina Severo, e participaram os estudantes Andrey Brondani Machado, Larissa Rodrigues dos Santos, Manuela Bilhão, Matias Bolzan, Poliana Fuzer e Ricardo Dotto.

O Ateliê de Textos é coordenado pela professora doutora Cristiane Fuzer, que é docente do Departamento de Letras Vernáculas e do Programa de Pós-Graduação em Letras e Vice-Diretora do Centro de Artes e Letras da UFSM.

Cristiane Fuzer é neta de Dezidério Fuzer, o qual dá nome à escola do município em São Miguel Novo. O terreno para construção da escola foi doado pela avó, Adelaide Bolzan Fuzer, com quem Cristiane conviveu durante a infância.

“É um grande orgulho para mim” – diz Cristiane ao se referir ao gesto da sua avó e à escola onde cursou seu ensino fundamental.

“Sempre quis levar o Ateliê de Textos para escolas da região, mas recursos financeiros para deslocamentos da equipe eram muito limitados. Com o trabalho remoto, necessário durante a pandemia, a ação foi viabilizada com plataformas digitais, possibilitando a participação de alunos de diferentes escolas ao mesmo tempo”.

Neste mês, em que Restinga Sêca completa 62 anos de emancipação, Cristiane vê os textos produzidos pelos alunos como uma carinhosa homenagem ao município.

“Os textos mostram como esses jovens observam, sentem e valorizam seu município. Foi muito bonito acompanhar o envolvimento de cada aluno e aluna com a temática proposta e o carinho pelo lugar a que pertencem”, comenta Cristiane. 

Nesta edição especial, trouxemos com exclusividade o texto produzido pela aluna Poliana Fuzer, estudante do 7º Ano da Dezidério Fuzer. Ao mostrar Restinga Sêca como “um novo destino”, o texto retrata belezas que podem atrair mais pessoas para o município.

Quem quiser conferir os textos sobre as exuberâncias de Restinga Sêca, Agudo e Nova Palma basta acessar: https://open.spotify.com/playlist/6AyKteBp7kVwQgOABFraIN

                                                                       Restinga Sêca, um novo destino

Poliana Fuzer
7º ano, E.M.E.I.E.F. Dezidério Fuzer

Restinga Sêca é um município que fica localizado no Rio Grande do Sul. Faz divisa com os municípios de Formigueiro, Agudo, Dona Francisca, São João do Polêsine e Santa Maria. É conhecido como Terra de Iberê Camargo, famoso pintor que nasceu e viveu aqui. Além disso, existem muitos pontos turísticos para serem visitados e com certeza é um lugar tranquilo de morar.

Em Restinga Sêca podemos visitar a Estação Férrea, que é muito importante para a história do município, pois era usada para trazer mercadorias. Hoje é uma grande atração, porque passa a “Maria Fumaça’’, um trem iluminado que chama a atenção de todos que visitam a estação na época natalina. Perto da Estação, fica a Caixa D’água, outro ponto turístico, que foi construída para abastecer os trens que ali passavam.

Para quem quer curtir um final de semana com a família, um lugar ótimo é o Balneário das Tunas, um local tranquilo e bem arejado. Há uma taxa de entrada. Dispõe de uma ótima infraestrutura, banheiros públicos, serviço de limpeza, além de churrasqueiras, mercado e lancheria.

Outro ponto turístico para ser visitado em Restinga Sêca é o Buraco Fundo. Um conjunto geográfico formado pela erosão da terra. Esse local é perigoso, por isso o aconselhável é sempre ter um adulto por perto, já que o lugar não conta com nenhuma proteção.

No centro da cidade, podemos conhecer a Praça Domingos Mostardeiro, um ótimo espaço para sentar, tomar aquele gostoso chimarrão ou levar as crianças para brincar. A Igreja Sagrado Coração de Jesus fica em frente à praça, um lugar muito bonito e que chama atenção por sua bela arquitetura. Para quem quer se refrescar e tomar um delicioso sorvete ou lanchar, tem como opção a Expresso Mania, um local arejado, tranquilo e que conta com várias especiarias. Há também o Centro de Eventos, localizado próximo à entrada de Restinga Sêca, onde ocorre, por exemplo, a Expofeira Regional. A entrada é gratuita e há vendas de implementos agrícolas, roupas, móveis, alimentos, calçados, entre outros. No dia a dia é aberto ao público para andar de bicicleta, caminhar, jogar futebol e passear.

Por fim, posso dizer que Restinga Sêca é um ótimo destino para quem quer conhecer uma parte da Quarta Colônia e desfrutar de novas experiências. Tenho certeza de que você vai adorar visitá-la.

Comentários